Sempre defendi a ressocialização de detentos, a profissionalização e educação, mas quem coloca fogo em uma criança de 7 anos não pode ser humano. Um ser desse não poderia nunca ter convivido em sociedade. Se não nos comovermos e não nos indignarmos com a morte de uma criança queimada por marginais, de duas uma: ou somos naturalmente maus, como dizia Hobbes no Leviatã, e por isso não nos comovemos tão facilmente com uma morte dessas, ou estamos vivendo em um estado de selvageria tão grande que um crime como esse nem gera tanta comoção.
Caio Henrique dos Santos, estudante de Direito da UEPG
Charge
Ao ver a bem-humorada charge mostrando o presidente do STF Joaquim Barbosa entregando ao ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha o uniforme de presidiário por conta do escândalo do mensalão (Gazeta, 8/1), lembrei-me do pensamento do filósofo chinês Confúcio (470 a.C): "Uma imagem vale mais que mil palavras". Parabéns Paixão!
René Ariel Dotti
Troca de partidos
Hoje, infelizmente, não prevalecem os ideais de cada partido político. De modo generalizado, valem os interesses pessoais de cada candidato, de cada militante. Mas nem sempre foi assim. Sou do tempo dos velhos PSD, UDN, PTB, PRP. O pessoal da época era firme em propósitos e ideais. Um filiado à UDN, por exemplo, não passava para o PTB, ou outro partido, e tampouco os simpatizantes do PTB e agremiações diversas abandonavam sem motivo suas bandeiras. O imoderado troca-troca de hoje em dia é uma vergonha!
Benedicto Bueno
Superávit
A angústia do governo por fabricar boas notícias era tanta que escalaram o Mantega nessas horas Dilma jamais coloca a cara para bater para anunciar com quase um mês de antecedência essa farsa festiva do superávit primário, como se os milhares de "nervosinhos" aclamados por Mantega, preocupados que estão com o destino da nossa economia, pudessem ser ludibriados com esses números mais do que maquiados ou traquinados! O Brasil não merece esse continuo desrespeito do Partido dos Trabalhadores.
Paulo Panossian, São Carlos SP
Copa do Mundo 1
Os comentários que vejo sobre a Copa do Mundo só denigrem a imagem do Brasil. Será possível que as pessoas não enxerguem os benefícios que o evento propiciará em termos de melhoramentos para as cidades-sede, como ampliação de aeroportos, ruas e avenidas modernizadas, construção de estádios decentes? Além disso, a Copa atrai turistas de todo mundo, trazendo divisas ao país. Tudo isso significa mais emprego e renda para todos.
Maria Antonieta Souto Silveira Mello
Copa do Mundo 2
Pelo que sinto e vejo, Curitiba está alheia a essa Copa. Nem sabemos se o estádio financiado pelo dinheiro público estará pronto para as partidas, e também o nível das seleções que por aqui estarão não anima muito. Com exceção da Espanha, o resto é resto. E, cá entre nós, pagar caro para ver essas seleções é só para quem for fanático mesmo.
Airton Kraismann
CNH
Concordo integralmente com a manifestação de leitor quanto ao absurdo dos deslocamentos que são impingidos aos motoristas que precisam renovar sua carteira de habilitação (Gazeta, 7/1). Se existem razões não sei quais que não permitam ao usuário escolher o local para realizar os exames de renovação, que o sorteio seja, pelo menos, entre as empresas localizadas na região onde mora ou onde trabalhe, conforme sua opção. Qualquer coisa diferente disso é falta de respeito com o cidadão.
Marcos Lefevre
Atlético
Será que nós, torcedores leais do nosso querido Furacão, merecemos esses desleixos no alto comando do nosso time? Penso que não, mas verificando a história que vem se desenrolando há muito tempo, ficamos apreensivos com as contas que virão após a Copa do Mundo. O tempo será a testemunha ocular da irresponsabilidade dos dirigentes de hoje. E ainda mandam embora Paulo Baier (Gazeta, 7/1), jogador íntegro, honesto, de família, alegando não ter mais idade e em contrapartida apoiam outro cuja conduta social não é muito recomendável!
Edison Bindi, São José dos Pinhais PR
Abastecimento de água 1
Os paranaenses estão desfrutando o Litoral do Paraná, que é muito lindo, sem ter água para beber, muito menos para as necessidades básicas de higiene. E não é pelo fato da quantidade de pessoas no Litoral, é falta de planejamento. Que dó de todos os que trabalharam o ano passado inteiro e que não podem aproveitar e usufruir dos direitos que possuem!
Giselle Faria de Abreu Vaz, Guarapuava PR
Abastecimento de água 2
Passando a temporada, 70% dos imóveis do Litoral ficarão fechados pagando a taxa mínima de água. Aí pergunto: cadê os investimentos feitos com essa arrecadação?
Douglas Soberá
IOF
Recentemente aumentaram a alíquota do IOF; agora abriram brechas para afrouxar o controle sobre custos de obras públicas (Gazeta, 7/1). E amanhã, o que farão?
Luiz Guilherme Carvalho Guimarães
Ezequias Moreira
Corruptos e condenados pela Justiça não deveriam ser admitidos em nenhuma instância, seja ela municipal, estadual ou federal. Por aqui, temos este caso de Ezequias Moreira e na esfera federal o José Genoino, que havia sido nomeado assessor especial no Ministério da Defesa. Como diz um velho ditado, "me digas com quem andas e te direi quem és".
Antonio Leão
Transparência
A Gazeta do Povo publica extensa matéria sobre os observatórios sociais (Gazeta, 6/1) para fiscalização do poder público. Já tentei participar desse movimento, no entanto, a dificuldade de análise dos dados disponíveis é um entrave e na maioria das tais ONGs sempre há alguém "liderando" com a intenção de se promover e provavelmente se candidatar a um cargo político.
Luiz Fanchin Jr., economista
Caças suecos
No dia seguinte ao anúncio da compra dos aviões suecos, as ações da empresa vendedora subiram 26%. Será que alguma "gang" aproveitou comprar na baixa e vender na alta?
Roberto Justo Dias
Modernidade
Lá pelos anos de 1930, coronéis e cangaceiros lutavam armados no sertão nordestino. Não havia caminhões e quase tudo era transportado em lombo de burros. Depois veio o trem e hoje os automóveis transportam homens e cargas. As cartas românticas e apaixonadas foram substituídos por e-mails que assassinam a gramática e pouco transmitem de conteúdo e beleza.
Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza CE
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.