O movimento "Volta, Lula" (Gazeta, 9/3) é tão exato quanto dois mais dois são quatro. Dilma nunca fora a candidata de Lula. O candidato de Lula sempre foi José Dirceu, que, devido à tempestade do mensalão, ficou inviável. Dilma acabou sendo preparada às pressas para garantir mais quatro anos de poder ao PT. Se durante estes próximos meses o barco mostrar indícios de que irá naufragar, teremos Lula como candidato. O PT não entregará com facilidade seu sonho de dois decênios no poder.
Marcelo Rebinski, historiador
"Volta, Lula" 2
O chamamento, mais uma vez, ao ex-presidente Lula, por parte da presidente Dilma, para conversar sobre a crise com o PMDB demonstra que ela não tem a mínima condição de dirigir um país. Basta uma crise querer se instalar que ela não consegue dar conta do recado e recorre ao presidente sempre de plantão.
Nelson Stelmasuk
Mensalão
Há petistas que pretendem criar mais um trambique no julgamento dos mensaleiros: agora alegam que não houve lavagem de dinheiro. Não houve mesmo! Para que houvesse lavagem de dinheiro, era necessário que ele transitasse de uma fonte suja para uma fonte limpa, mas o que aconteceu foi exatamente o contrário: transitou de uma conta limpa da viúva, dos impostos que pagamos para uma conta suja de político cooptado ou de petista. Isso não é uma lavanderia, mas uma sujanderia.
Mário A. Dente, São Paulo SP
Comissão de Ética
O editorial da Gazeta do Povo sobre a Comissão de Ética da Presidência (Gazeta, 8/3) me causa arrepios pela dissecação cirúrgica da situação em que se encontra este país. A mim ninguém engana mais! Dos que hoje estão com a caneta na mão, nenhum receberá meu votinho.
Marcos Garcia
Imprensa
A pesquisa Ibope encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República revelou que a mídia impressa é mais respeitada no país que tevê, rádio e internet. Esse mesmo governo que critica a imprensa, principalmente a mídia impressa, deve pensar bastante a partir de agora, pois o Brasil tem jornalistas competentes, independentes e comprometidos com a verdade. Os jornais e revistas mais admirados pelos leitores são aqueles que publicam as notícias doam a quem doer.
Izabel Avallone, São Paulo SP
Cidades
Muito oportuna a coluna de Marleth Silva intitulada "Quem decide o destino das cidades?" (Gazeta, 8/3). Uma cidade, para continuar sendo uma cidade atrativa, precisa preservar suas características. O mais importante é o cidadão que nela habita e não a malha viária e a especulação imobiliária. Outro dia passei pelo Campo Comprido, que era um bairro aprazível, e vi a construção de grandes edifícios. Não se faz um planejamento urbano respeitando as características da cidade e o bem-estar do cidadão.
Oswaldo E. Aranha
Copa do Mundo 1
Como pode uma entidade privada como a Fifa, com sede num país da Europa, ditar regras aqui como se fôssemos um bando de colegiais travessos? Impedir o livre trânsito em determinados locais é colidir de frente com a Constituição, que nos assegura o direito de ir e vir; cercear o comércio no entorno dos estádios onde serão realizados os jogos é impedir o livre comércio, assegurado em lei. Mas nada disso nos surpreende. Estranho seria se o governo se rebelasse contra tais medidas coercitivas e se impusesse como país soberano.
Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado
Copa do Mundo 2
Aqueles que criticam a Copa devem saber que, por absorver recursos que estariam melhor destinados à saúde, educação, segurança e outros setores, o BNDES não doa o dinheiro para empresas privadas, governo estadual ou municipal. Todos os recursos aplicados serão devolvidos ao banco. Há um cronograma estabelecido para isso. Lógico que o dinheiro que não retorna ao banco é aquele empregado em obras que permanecerão após a Copa, como aplicação na malha viária, aeroportos, telecomunicações e outros. Então, vamos parar de criticar a Copa sem saber do que se está falando.
Antônio Carlos Pacheco
Copa do Mundo 3
A reportagem sobre as obras para a Copa que deixarão de ser feitas (Gazeta, 8/3) levanta mais um questionamento sobre a seriedade dos que governam este país. Como é possível, com uma inflação média de 5% ao ano, que o custo das obras tenha, em dois anos, uma evolução de preços superior a 51%? O maior legado que esta Copa poderia deixar, além de obras, é o de que somos um país sério.
Luiz Fernando Mazzarotto
Venezuela 1
Diz um velho ditado que "quem não deve não teme". Se o desgoverno venezuelano não quer a entrada dos enviados da ONU, a razão é muito simples: é para que eles não relatem ao mundo as barbaridades cometidas contra a população naquela pseudodemocracia, que inclusive é bastante parecida com o nosso regime governamental.
Airton Kraismann
Venezuela 2
Sobre o artigo "Venezuela e Ucrânia: algo em comum?" (Gazeta, 5/3), acredito que os dois países tenham em comum a corrupção generalizada em seus governos e que desencadeou os protestos. Porém, discordo da autora quanto ao papel norte-americano. Os EUA não estão impulsionando os protestos na Venezuela; a eles é preferível que haja um governo estável. A autora não comenta em nenhum momento que a população venezuelana tem o direito de protestar e o governo deveria respeitá-los, e não agir de maneira violenta. Sobre a Ucrânia, o país perde cada vez mais sua importância energética. A Alemanha já recebe o gás russo diretamente da Rússia, via Mar Báltico.
Fabio Nienov
Leitura
Ler para uma criança é a tarefa mais prazerosa que se pode executar. Meu filho tem 5 anos, e mais ou menos uns 50 livros, todos já lidos e relidos inúmeras vezes. Quando ele tinha 3 anos, minha sogra foi ler um livro para ele; por causa da idade já avançada, em algumas partes do livro ela não lia corretamente, e era corrigida por ele, que já sabia a história de cor. Mas, mesmo assim, ao fim do livro ele sempre pedia: "de novo!" Amamos ler. Cada livro é um mundo novo a descobrir.
Lizandra de Souza
Auxílio-moradia
Juízes recém-ingressados na magistratura são lotados em comarcas do interior, que por muitas vezes não apresentam as mínimas condições para receber os magistrados. Sendo assim, o auxílio-moradia seria válido para estes juízes; já os desembargadores são lotados somente na capital do estado e possuem residência fixa na cidade. Neste caso, talvez o auxílio-moradia seja muito bem para uma moradia em Miami!
Kelvyn Douglas Padilha
Maioridade penal
Os políticos precisam entender que representam o povo e têm a obrigação de fazer o que o eleitor deseja. O caso da maioridade penal é um exemplo claro: mais de 95% da população clama pela redução. Não há sentido que menores continuem matando sem nenhuma punição. Deve-se julgar o crime, independentemente da idade. Quem mata, rouba, comanda assaltos não pode ser considerado menor, precisa responder na mesma proporção do crime realizado.
Elcio João Koleski
Aposentadoria
Os valores de minha mísera aposentadoria e de minha mulher são creditados, invariavelmente, no dia primeiro de cada mês, independentemente de ser sábado, domingo ou feriado. Neste mês, num desrespeito e total descaso, houve demora por causa do feriado. Como se já não bastasse a dilapidação de nossos proventos ao longo dos anos, num vergonhoso descaso por parte de um governo dito socialista, ainda se aproveitam de um feriado longo para nos prejudicar. Isso é um deboche, um escárnio, uma desumanidade.
João Roberto Gullino, Petrópolis RJ
Eleição
Não basta pagar impostos, é preciso saber para onde esse dinheiro é destinado. A corrupção é prática antiga que toma novas formas, mas tem os mesmos falsos princípios. Políticos que em quatro anos constroem mansões com piscinas e carros estacionados para cada filho são candidatos a não serem votados novamente.
Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza CE
Vaquinha
O camarada Delúbio colocou em prática seu feeling de grande arrecadador, aquilo que lhe alçou status dentro do Partido dos Trabalhadores. Será que boa parte dessa vaquinha não serviu para lavar dinheiro, em depósitos feitos com envelopes sem identificação? Onde há fumaça há fogo, mas no Brasil o fogo serve geralmente para assar pizza.
Jorge dos Santos Ávila, administrador, Ponta Grossa PR
Servidores
Um dos grandes problemas destas supostas demissões de servidores (Gazeta, 7/3) é saber se foram de fato exonerados ou apenas realocados em outros órgãos públicos, visto que na esfera federal muitos deles foram remanejados segundo os interesses partidários.
Luciano Atamanzuck
Terras indígenas
Chegamos a uma estratosférica soma de 110 milhões de hectares demarcados, que equivalem aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. É muita terra para tão poucos indígenas. Existem estudos para a transformação de mais 672 áreas em terras indígenas, 303 em conflitos ou invadidas. Aonde querem chegar governo, Funai, Cimi, e tantas outras ONGs e facções que agem para estes descompassos e conflitos que assombram as pessoas que vivem e trabalham no campo?
Eugênio Iwankiw Júnior
Drogas
A explicação para o aumento do consumo de cocaína no Brasil (Gazeta, 5/3) é uma só: se não houver punição, sempre haverá o aumento no consumo de algo que é proibido, e junto vêm todos os crimes.
Renato dos Santos Taborda
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.