Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Pacote de concessões 1

Senti falta de um olhar mais crítico do ponto de vista ambiental e logístico nesse pacote de concessões anunciado pelo governo federal (Gazeta, 23/8). Trata-se de fazer uma ferrovia em um dos ambientes mais frágeis do estado para ligar dois portos. Quem faz ferrovias para ligar dois portos tão próximos? Onde se pode ter acesso ao "estudo" que foi apresentado pela ministra?

Gunther Furtado

Pacote de concessões 2

A falta de articulação do Paraná é conhecida há muitos anos. No atual governo, em que temos três ministros paranaenses, não conseguimos nada. Provavelmente os nossos representantes, tanto ministros como deputados e senadores, estavam muito ocupados com a eleição municipal. Os nossos deputados brigam lá fora, esquecendo o estado. Agora só dá para tentar arrumar o estrago.

Manoel Henrque Itibere da Cunha

Vices

Acredito que o vice influencia, ou pelo menos deveria influenciar, o eleitor na hora de decidir em quem votar. É através do vice que podemos analisar melhor o candidato. A pessoa que ele escolhe para estar ao seu lado como vice diz muito a respeito do seu caráter.

Franciely Bueno, Colombo – PR

Posicionamento ideológico

A política paranaense sempre foi complicada. O costume é se posicionar estrategicamente no centro, onde é mais fácil se passar por moderado, ter mais vantagens e evitar confrontos. Na verdade são lobos em peles diversas, cheios de hipocrisia. O zoo está cheio de lobos, hienas, cascavéis e abutres; a savana, repleta de vítimas distraídas.

Álvaro Pereira de Souza

Marketing eleitoral

O bom eleitor, antes de votar, deve analisar cada candidato, verificar se ele tem ficha limpa ou suja, porque propaganda enganosa temos aos montes, principalmente na época das eleições, com promessas que nunca serão cumpridas.

Airton Kraismann

Drogas no Centro Cívico

A reportagem sobre o consumo de drogas praticamente ao lado de prédios públicos no Centro Cívico (Gazeta, 21/8) é apenas um dos exemplos cotidianos que demonstram que tanto a população quanto o poder público parecem ter se acostumado com o uso de drogas. E essa "normalidade" é – ou ao menos deveria ser – um absurdo. Um porteiro da região afirmou que, na prática, a maconha já está legalizada. A grande questão é exatamente essa: ela não está e isso todos sabem, mas parecem esquecer.

Susan Sakano, estudante

Pedágio urbano

A ideia de estabelecer um pedágio urbano em Curitiba (Gazeta, 21/8) é ridícula e antidemocrática. Novamente colocam a culpa nos motoristas, mas o transporte coletivo é inseguro, não dá conta do volume de passageiros, os horários de ônibus são da década de 70. Pelo que oferece, é muito caro. Enquanto o transporte coletivo continuar assim, as pessoas vão preferir usar o carro, e com razão!

Mauro de Paula Majczak

Colisões com ônibus

Acho que ainda há poucas colisões com ônibus (Gazeta, 18/8) se levamos em conta o jeito como os motoristas conduzem. Aceleram e freiam continuamente, causando incômodo para os passageiros. E ainda tem quem fale que Curitiba é a cidade mais europeia do país. A Europa tem coisas boas e ruins, mas com certeza o tráfego não é assim tão perigoso.

Hipólito de la Rosa

Obras em Curitiba

O volume de obras que estão sendo realizadas na cidade vem provocando reclamações de grande número de curitibanos. Para qualquer lado que se olha tem uma obra, tornando o trânsito um caos. Lamentavelmente, essas obras, não há como negar, são fruto do ano eleitoral, como sempre acontece. Nos três anos passados nunca se viu tanto empenho "em melhorar a cidade".

Antônio Dilson Pereira

Região metropolitana

Acredito que o governo do estado ou o município de Curitiba, por ser o polo centralizador da região, tem de ter o comando sobre o planejamento, execução e busca de recursos, sem qualquer impedimento por parte dos prefeitos dos municípios vizinhos. Só deve haver um único comando e para isso os deputados estaduais deveriam criar leis que permitam tal procedimento. Enquanto cada município achar uma coisa, tudo continuará como está.

Marcos Araújo

Estrutura dos colégios

Muitas escolas estaduais precisam de reformas, como mostrado na reportagem (Gazeta, 22/8). Se passamos na frente da maioria das escolas vemos os muros sem pintura e com aspecto horroroso. Por dentro, as paredes estão sem cor ou com as cores já desbotadas e rabiscadas. Como as crianças vão se sentir bem recebidas e valorizadas numa escola feia e sem cuidados?

Mariane Silva

Adoção

O STJ foi sensato quando autorizou a adoção do casal Toni e David (Gazeta, 23/8), pois agiu pelo bem da criança e para a felicidade dos pais. A estrutura da família não é o mais relevante; o fundamental é que tenha amor, atenção e respeito. Adotar uma criança é uma grande alegria na vida dos pais e principalmente na do adotado, que agora terá um futuro com uma família cheia de amor.

Mayara Locatelli

Voluntários

Apenas um dia e 37 mil voluntários de 69 países para trabalhar na Copa do Mundo (Gazeta, 23/8). Será que haveria tantas pessoas se fosse para trabalhar para ajudar as crianças de rua? Ou os miseráveis que estão passando fome na seca do Nordeste ou se humilhando na miséria da má distribuição de renda nas periferias de nossas cidades?

Manoel José Rodrigues, assistente administrativo, Alvorada do Sul – PR

Irany de Palmas

Passados quase 100 anos do Combate no Irany de Palmas, não se ouviu um manifesto de qualquer autoridade ou político paranaense sobre esse episódio da nossa história. Quem sabe o governo do Paraná se una ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e corrija essa imensa injustiça e aclame os nomes desses soldados, cabos e sargentos e os coloque no pedestal de heróis com os mesmos direitos que teve o coronel João Gualberto.

Edison Bindi, militar da reserva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.