É inacreditável, intolerável e incompreensível o que está ocorrendo nas investigações da Operação Lava Jato (Gazeta, 23/1). Todos os dias novos crimes são descobertos. Em qualquer outro país, já teriam colocado todos os envolvidos atrás de muitas grades. Nós ainda não sabemos nada da área política, pois é blindada pelos próprios políticos. Eles não deixam chegar à população os prováveis e possíveis crimes dessa gente. Continuo aplaudindo a atuação de todos os envolvidos na investigação, mas é preciso chegar ao fim com rapidez. Edgard Luiz Cunha França
Petrobras 2
De acordo com o noticiário, o empresário Gérson de Mello Almada, alvo da Operação Lava Jato, disse, em sua defesa, que os superfaturamentos em contratos da Petrobras foram usados para bancar custos de campanhas eleitorais. Ora, qualquer cidadão minimamente informado já havia desconfiado disso e não é de hoje.
Maria Elisa Amaral, São Paulo SP
Empreiteiras
Enquanto tivermos no Brasil empreiteiras como as denunciadas na Operação Lava Jato e outras que participaram da construção dos estádios da Copa, nada neste país avança. Está na hora de permitir que empreiteiras internacionais possam ter mais participação nas obras públicas no Brasil. Quem sabe depois disso os gestores das empresas locais tomem vergonha na cara.
Reinaldo Francisco Saem Amaral
Transporte coletivo
É uma tremenda irresponsabilidade dos governos estadual e municipal cientes desde há muito da possibilidade de greve do transporte coletivo deixarem isso acontecer. Eles mantêm um embate político e fazem o "jogo de empurra", um indicando o outro como culpado pela situação. Mas quem sofre as consequências é a população curitibana. Senhores, ajam visando o melhor para o povo e deem um fim a essa situação.
Jorge Derviche Filho
Impostos 1
A rigor, não é só Big Mac que é caro aqui. Quase tudo é mais caro no Brasil do que no resto do mundo. Roupas a preços abusivos, combustível, comida, eletroeletrônicos, moradia, carros etc. A lista é enorme. E o pior de tudo são os impostos extorsivos cobrados por quem não produz um prego: os governos. Ninguém nos supera no quesito cobrança de impostos versus retorno em serviços.
Afonso Celso Frega Beraldi
Impostos 2
O artigo "O avanço do atraso" (Gazeta, 23/1) é um trocadilho que vem se alastrando no país. Poucos políticos nos representam neste governo. Há décadas eles têm desenvolvido interesses próprios, Estão se especializando em se manter no poder, disseminados pelo mecanismo da divisão do lucro alheio. Assemelha-se à aristocracia pré-Revolução Francesa. Atraem e renovam os seus apoiadores e acreditam que isso nunca terá um fim.
Edilson Massao Miaqui
PEC da bengala 1
O que não pode acontecer é o acúmulo de rendimento dos magistrados. Se quer ficar recebendo salário, não recebe aposentadoria.
Marcelo Rocha
PEC da bengala 2
Se você contribuiu conforme as regras estabelecidas, tem direito aos benefícios. Não se pode mudar o regulamento com o jogo em andamento. Se for para alterar, tem de ser para quem entrar a partir de agora. Caso contrário, o governo vai se endividar, pois as enxurradas de ações quebrarão a banca.
Alfredo Conceição
Pena de morte 1
Sábias palavras da professora Araci Asinelli da Luz no artigo "Lições da pena de morte" (Gazeta, 22/1). Ao ingressar na Indonésia, as pessoas são previamente advertidas de que o tráfico de drogas é punido com a pena de morte. Em nosso país, milhares de pessoas são condenadas diariamente à morte por inúmeros fatores sociais e, mesmo sem qualquer lei, por ordem dos traficantes de drogas.
Cristina Corso Ruaro
Pena de morte 2
Eu só não quero visitar a Indonésia e acabar sendo condenado à morte porque algum traficante colocou drogas em minha bagagem sem eu saber. Ou pior, como acontece no México, onde o tráfico é tão forte que obriga pessoas a levarem drogas para os EUA, enquanto mantém os familiares do sujeito sob a mira de armas. Quando o sujeito é pego, ele se obriga a aceitar a penalidade do Texas, que também tem pena de morte. Isso para salvar a sua família.
Gabriel Telles
Pena de morte 3
Parabéns pela análise em "Lições da pena de morte". Triste o fato da morte do brasileiro e de outros que ainda virão. Entretanto, vivemos num país em que a impunidade reina e a corrupção é privilegiada e valorizada, de uma maneira ou outra, por boa parte da população. No nosso país, a lei é do esperto que engana o outro e tira proveito de algo a todo momento.
Adolfo Antonio Hickmann
Futebol
Criticamos o atual estágio de desorganização do futebol brasileiro. Mas seria bom se os pesquisadores efetuassem um levantamento e verificassem se não foi a introdução da figura dos "empresários" que fez a coisa desandar de vez. Já não era boa, mas, com essas figuras, parece que, em vez de melhorar, piorou. Muitos sobreviviam do futebol; depois disso, mais uma classe, e muito numerosa, também passou a viver disso. Aliás, esses não sobrevivem, se transformaram em bon vivant. Antes da Lei Pelé, os jogadores profissionais eram escravos de clubes; agora o são de seus empresários.
Vilmar Kurzlop
Operadoras
As nossas operadoras de celular deveriam também anunciar o fim das chamadas não completadas por falta de sinal, das mensagens que levam de dois a três dias para chegar e das inúmeras cobranças indevidas na conta telefônica. Resta esperar melhorias urgentes nesse setor delicado.
Emerson Pugsley
Mensalão
Com a leniência das leis e da Justiça brasileira, é bom negócio "achacar" o erário público. Agora muitos se locupletam e todos nós pagamos a conta. Cumprir um sexto da pena para ter direitos a vários benefícios, como mudar o regime para semiaberto e aberto, é um grande negócio.
Luiz F. Mazzarotto
Davos
Para fugir da imprensa mundial presente no Fórum Econômico de Davos, que certamente lhe faria perguntas sobre a corrupção na Petrobras e a economia brasileira, a solução encontrada pela presidente Dilma foi comparecer à posse do presidente Evo Morales, na Bolívia.
Cristóvão Lemos
Contas do estado 1
Está na hora do governo do estado dar uma explicação aos paranaenses sobre a quantas anda a saúde financeira da administração pública. Só vemos reclamações de toda parte e os responsáveis nem se manifestam sobre quais seriam as soluções.
René da cruz Belém
Contas do estado 2
Boa a iniciativa do governo do estado de revisar, em fevereiro, as licitações acima de R$ 10 milhões. Os empresários têm ganhado muito dinheiro, principalmente com as empreiteiras. Está na hora de diminuir os lucros dos grandes e parar de tirar dos pequenos. Os professores, por exemplo, estão sem receber suas progressões e promoções há meses.
Flavio da Silva Pereira
Carnaval de Curitiba
A prefeitura de Curitiba poderia ter feito igual ao ano novo. Sem festas, para economizar. Assim haveria mais verba para educação, saúde, segurança e etc.
Elton Cecon , via Facebook
Passeio de trem
Pena que as estações e os monumentos históricos da Serra do Mar estão cheios de lixo. A empresa explora e não coloca um empregado da via para fazer uma limpeza constante. Quando o trem chega a Morretes, parece que vai agarrar no mato que fica no meio dos trilhos. É uma verdadeira falta de zelo e de visão daqueles que gerenciam esse passeio nacionalmente famoso. Vamos, por favor, tratar isso com seriedade.
João Carlos Guimarães
Educação
Meu filho completou 9 anos recentemente. Não é deficiente visual, porém, lê e escreve em braile. Passa horas na Biblioteca Pública do Paraná lendo livros infantis, participa de grupo escoteiro, e, dificilmente, consigo vencê-lo no xadrez. No ano passado, desconfiei que ele tivesse algum transtorno de aprendizagem, busquei auxílio na escola, mas negaram peremptoriamente. Busquei orientação profissional, neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagoga e meu filho está recebendo o feedback que, infelizmente, não veio da escola
Aline dos Santos Húngaro
Coritiba
Sabemos que a situação financeira está complicada. Se for necessário desmanchar todo o elenco e renovar, ao menos, que comecem a pagar os salários em dia. Promessa é dívida.
Diogo Macedo Rollwagen
Lojas virtuais
Sempre que for comprar pela internet, a dica é se informar muito bem sobre a loja e fazer uma varredura sobre reclamações. O que não falta são golpistas que criam supostas empresas, vendem e não entregam. Sempre se utilizam de chamativos, especialmente promoções imperdíveis, com descontos surreais. Desconfiem de tudo que vier com desconto gigantesco. Inclusive, eles estão sempre mudando os nomes das lojas. Quando uma fica muito manjada, eles criam outras páginas. Melhor mesmo é sempre comprar em lojas conhecidas e maiores.
Rodrigo Miranda, via Facebook