Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Podia ser melhor

Sabemos que os brasileiros são felizes, mesmo com a atual situação de nosso país. Você já parou para pensar como seria se não fosse desviado tanto dinheiro e se este fosse investido para a melhor qualidade de vida de nosso povo? É brasileiro! Para mudar esta situação, mesmo que tudo seja resolvido demora anos e anos para tudo se aprumar. Mas o que podemos fazer é aguardar que nossos filhos sejam mais felizes e dignos de um país que os ajude a crescer.

Douglas Felip Curitiba, PR

Jovem delinqüente

Realmente, o jovem não deve ser explorado e educação deve ser oferecida a todos. Porém, sou da opinião que se crime de gente adulta é cometido por ele a punição deve ser de adulto também. Mesmo com a oferta de escolas, muitos adolescentes optam em não freqüentá-las e usam o Estatuto da Criança e do Adolescente como uma proteção para suas ações ilegais. Infelizmente, a criminalidade vem crescendo a cada dia no Brasil. Eu não posso afirmar que seja fruto do ECA, porém penso ele não ajuda. Acho que o menor também deve ser responsabilizado por suas ações, caso contrário estamos criando o criminoso de amanhã, sem regras e limites. Se um crime for cometido por um menor, dependendo da gravidade desse crime, esse menor será julgado como adulto, o que acho muito certo. Exemplos como tal são vistos na Inglaterra, EUA, e outros países europeus.

Else AndersonAtlanta, EUA

De quem é a culpa?

Noite dessas, um taxista do aeroporto atropelou e matou um cavalo na Avenida das Torres. A pergunta crucial, qual é? É responsabilidade do taxista, do dono do cavalo ou do órgão da prefeitura que deveria fiscalizar o uso desses animais em áreas centrais da cidade? A verdade é que esses animais vivem à margem da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torrres) para se alimentarem e falta responsabilidade por parte dos donos – que sequer apareceram para apurar o acontecido – e da prefeitura que fecha os olhos para tais problemas. Há que se tomar providências para essas questões antes de deixar acontecer. É preciso que, além do animal, mais alguém perca a vida para que sejam tomadas as providências necessárias?

Laudemir Monteiro Silva, professorCuritiba, PR

Praças de Curitiba

A prefeitura informa ao leitor Senivaldo Santana que duas áreas de lazer da CIC estão sendo contempladas com obras de melhorias. O Parque dos Tropeiros, localizado no Conjunto Diadema, está sendo revitalizado para receber o rodeio programado para o início de agosto e para oferecer outras opções de utilização pela comunidade. O local está ganhando duas edificações, que durante o evento serão destinadas aos juízes e narradores, e uma arena para montaria de touro e cavalo. Também está em execução a reforma da pista de laço e brete. Já na praça do Conjunto Victória Régia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente inicia, na próxima semana, a construção de mais uma cancha esportiva, implantação do parquinho infantil, melhoria na iluminação e paisagismo. A prefeitura informa, ainda, que está em andamento projeto para reforçar as equipes de manutenção e limpeza nas áreas de lazer de Curitiba.

Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

Eleitor atento

Eu nunca me enganei com governante nenhum. Agora, se for verdade que uma pessoa de fora do governo do PT ajudava a escolher pessoas para determinados cargos do governo, então o presidente Lula precisa renunciar.

Paulo Pamplona Curitiba, PR

Inclusão

Parabéns à educadora Eloíza Oliveira pelo excelente texto sobre os modernos avanços, em nosso país, da inclusão dos portadores de diversidade. Quando as notícias só falam de tragédias e corrupção, é um alívio ler opinião dignificante, explicativa e animadora sobre tema que enobrece o ser humano.

Malala Maciel, educadoraCuritiba, PR

"Quem acredita?"

A Polícia Federal e as CPIs criadas no Congresso Nacional devem investigar a fundo a origem de tanto dinheiro apreendido, e punir com o rigor da lei os responsáveis, pois é inadmissível fazerem a população e as autoridades de bobos, tentando passar um diploma de burro, afirmando que essas altas importâncias se referem à venda de frutas e verduras e, outras, que se referem a contribuições de dizimistas de igreja.

Romualdo Antônio Mehret Curitiba, PR

Portões visados

Um novo método está sendo usado pelos bandidos para entrar nas residências. Agora, os marginais descobriram que levantando os portões eletrônicos e retirando dos trilhos, esses podem ser abertos facilmente. Por duas vezes, aconteceu em minha casa. Na primeira, levaram o som dos veículos na garagem. Vários vizinhos também tiveram prejuízos dessa forma. A sugestão de uma empresa de segurança é que sejam instalados acessórios nos portões para impedir serem erguidos e abertos. Podem ser cadeados, correntes ou mesmo lingüetas fixas que se encaixem em orifícios no batente. Infelizmente, cada vez mais estamos nos aprisionando para conseguirmos alcançar o mínimo de sentimento de segurança.

Christiane S. A. da Cruz, dona de casaCuritiba, PR

Brasão de Curitiba

Quero parabenizar a atual administração de Curitiba pela volta do uso do brasão da cidade, esquecido pelas administrações anteriores que utilizavam-se de logomarcas próprias para suas administrações. A volta do uso do brasão resgata a história de nossa cidade e ainda nos leva a indicar as crianças de nossas escolas (municipais e estaduais) um pouco mais dos símbolos da nossa cidade. Gostaria que a atual administração de nosso estado também venha a utilizar o brasão do Paraná.

Rogério FerrazCuritiba, PR

Errata

* A advogada e professora Marta Tonin, do curso de Direito da Faculdades Curitiba, discorda de alguns termos da matéria "Modernidade do ECA ainda é incompreendida pela sociedade" (Gazeta do Povo, 13/7, página 3), para a qual foi uma das entrevistadas. Não usou a expressão Código de Direito Penal, que é incorreta, mas Código Penal. Não deu a entrevista na Gazeta do Povo, como a matéria pode dar a entender, mas por telefone.

* Reinhold Stephanes é secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e não da Administração, como publicado ontem no caderno de Economia da Gazeta do Povo. Stephanes ocupa a pasta do Planejamento no governo Roberto Requião desde junho de 2004. A atual secretária da Administração e Previdência do Paraná é Maria Marta Renner Weber Lunardon.

******

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.