1. Eike Eficiência
O empresário Eike Batista é um dos alvos da segunda fase da Operação Calicute, deflagrada nesta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro. A ação, batizada de Eficiência, é um desmembramento da Lava Jato.
Eike só não está preso porque não foi localizado.
*
2. 3x4
Temer escolheu a foto que vai usar no “mural dos presidentes”, com a famigerada faixa.
*
3. Aberta a temporada de cassa(ção)
A Polícia Federal encontrou indícios de crime relacionados a gastos da chapa Dilma–Temer. A suspeita recai sobre R$ 56 milhões gastos com três gráficas.
E, sim, isso pode levar à cassação de Michel Temer.
*
4. The Wall
Trump vai mesmo construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México.
E congelar recursos públicos para cidades que se recusarem a prender e a deportar imigrantes em situação irregular.
Estudos indicam que a obra é imensa e complexa – uma construção que vai se estender por 3,1 mil quilômetros de áreas diversas, passando por rios, lagos e montanhas.
*
5. Ruffles de feijoada
Alguma coisa aconteceu, não se sabe o quê, mas parece que as pessoas não têm mais nenhum senso de humor. Ou elas nunca tiveram e isso hoje está mais aparente graças a maravilhas tecnológicas como o Facebook.
A história: Reginaldo criou um sabor novo para as batatas Ruffles, de feijoada (o que, admita, é uma ideia bem-humorada), e foi finalista do concurso promovido pelo salgadinho.
A Pepsico colocou a foto do Reginaldo no pacote preto do Ruffles feijoada – ele e mais dois finalistas (calabresa com limão e burrito) disputariam o prêmio final – e meio mundo se apressou em dizer que a atitude foi preconceituosa.
Porque Reginaldo é negro.
*
6. Há vaga
Por hora, existem pelo menos 15 nomes cotados para a vaga de Teori Zavascki no STF.
*
7. Carregando...
As baterias de smartphones não acompanharam a evolução dos aparelhos, mas falta pouco para elas darem um salto tecnológico.
*
8. Medidas extremas
Em momentos de crise, funcionários públicos podem ser demitidos.
Está na Constituição.
*
9. Saladinha
Para o verão, o “Bom Gourmet” selecionou cinco receitas de saladas sem folhas, feitas com grãos como lentilha, ervilha e avelã. Nham-nham.
*
10. Pancadari-o-filia
Você pode apreciar a violência no cinema sem culpa. Ela é bela.
Diz um estudioso do assunto citado pelo jornalista Ricardo Sabbag: “Há quem veja na exaltação da violência no cinema algo negativo, mas a capacidade de criar produtos culturais que explicitam a violência é uma das estratégias que permitem nossa evolução como espécie”.
*
Este resumo, que chamamos de “Bom dia”, é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 7h, e atualizado ao longo da manhã.
Ele também é enviado como uma notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS) com a opção de ser notificado por nós habilitada. E você não precisa ser assinante para recebê-lo.
Obrigado pela leitura.
Editado por Irinêo Baptista Netto com a ajuda de Fernanda Trisotto e ilustrado por Osvalter Urbinati.
Se tiver alguma ideia sobre o que gostaria de ler aqui, você pode escrever para inetto@gazetadopovo.com.br
Até amanhã.