Não posso saber se essa operação da Polícia Federal na Sanepar (Gazeta, 21/9) tem cunho eleitoral ou não, mas a realidade é que, como consumidora e pagadora dos serviços da Sanepar, estou apavorada. O governador pode até se indignar, mas e os nossos direitos? Enquanto não ficar provado que houve sabotagem na operação, como faz crer o governador, a população está com medo de abrir a torneira. Há uma dúvida pairando no ar. Por que a PF teria motivos para forjar uma operação dessa?
Maria Stephan
Sanepar 2
Sou testemunha de que a Sanepar contribui para a poluição dos rios do Paraná. Moro no bairro Vista Alegre, em frente ao que será o denominado Bosque da Vista Alegre. Embora tenhamos reclamado por várias vezes à Sanepar, na nossa rua não existe rede de esgoto e o mesmo é despejado no belo riozinho onde as famílias irão passear quando o parque ficar pronto.
Karina Miranda Ratton
Sanepar 3
Uma empresa como a Sanepar, que nos últimos 50 anos vem prestando serviços 24 horas por dia com qualidade, pode até falhar, pois somos seres humanos e portanto falíveis, mas não pode ser acusada de "empresa de fachada". A nossa empresa tem o respeito e o reconhecimento de todas as suas coirmãs e da comunidade científica envolvida com o saneamento no Brasil e no exterior por ser séria e competente. Não dá para aceitar uma afirmação como essa sem protestar.
Domingos José Budel
Recesso branco
Fico indignado ao saber que os deputados estaduais ficarão 18 dias sem trabalhar, recebendo normalmente (Gazeta, 19/9). Se eu faltar um dia no trabalho, vou ter desconto no salário e ainda prejudicarei minha ascensão na carreira. E eles ainda querem aposentadoria especial bancada pelos contribuintes. Está na hora de o eleitor abrir o olho e dar um basta em tudo isso.
José Vilmar dos Santos, Mariópolis PR
Aposentadoria de deputados
Com os altos salários que os nobres deputados recebem, podem muito bem pagar uma previdência privada. Aliás, sou a favor de se estabelecer um teto para a aposentadoria do funcionalismo público, principalmente por causa dos altos salários. Se eles não conseguem fazer um pé de meia com o que ganham, não seremos nós que bancaremos isso.
Célia Virgínia Ramos Rodrigues, São José dos Pinhais PR
Campanha eleitoral
A nossa política está uma vergonha. Gastam milhões com a campanha, mas não ajudam a população e ficam só nas promessas. Gostaria que esses que se dizem políticos fossem em um dia de chuva ao Terminal do Pinheirinho, mas que levem um barco porque chove mais dentro que fora do terminal.
Rejane Przibiciem
Centro de Curitiba
O Centro representa o coração e a alma da cidade. É ali que ocorrem os fatos mais marcantes, sendo um dos pontos mais procurados por moradores e turistas. Em Curitiba, o Centro está precisando urgentemente de atenção por parte do poder público para melhorar a segurança, reformar calçadas, melhorar a iluminação e sinalização para pedestres e fiscalização do trânsito.
Francisco Carlos Pires Machado
Integração
Sobre a integração de ônibus em São José dos Pinhais (Gazeta, 21/9), o interessante é que a integração temporal de ônibus não é sequer cogitada em Curitiba, nem é tema de discussão na campanha eleitoral, apesar de o sistema já estar pronto para isso. Curitiba está na contramão das boas práticas adotadas por outras cidades, inclusive menores que a nossa. Quais serão os interesses por trás do silêncio sobre o assunto?
Roberto Hommerding
Faixa de pedestres
Na matéria sobre faixas de pedestres fala-se sobre a campanha não ter surtido efeito desejado em Londrina (Gazeta, 20/9), entretanto medidas semelhantes funcionaram muito bem em cidades catarinenses, em Brasília e, mais recentemente, em São Paulo. Deveria ser feita uma campanha similar em Curitiba. Fala-se que nossa cidade é exemplo em vários aspectos, mas ao atravessar ruas em Curitiba há sério risco de não se chegar vivo ao outro lado.
Levino Brandão, corretor de imóveis
Aeroporto Afonso Pena
Complementando a excelente reportagem sobre a ausência de voos internacionais no Afonso Pena (Gazeta, 16/9), além de ser um pseudoaeroporto internacional, não possui ar condicionado que funcione no setor de embarque. É apenas um ar condicionado ao ambiente externo, pois, se está calor fora do aeroporto, dentro também estará. E sem falar na falta de higiene e no despreparo dos funcionários. Parece mais uma rodoviária de onde partem aviões.
Antonio Carlos Kuster
Espetáculo apavorante
Brilhante o texto de José Pio Martins sobre o problema da fome mundial (Gazeta, 21/9). Considero o autor uma das melhores referências entre os pensadores brasileiros.
Paulo de Tarso de Souza Maranhão
Árvores do Cabral
O terminal de ônibus do Cabral, antes da reforma, tinha dezenas de árvores que eram um pulmão verde para absorver o monóxido de carbono gerado pelos escapamentos dos ônibus. Essas árvores não foram replantadas e não é por falta de espaço, o que torna ainda mais árido e poluído o terminal. É urgente que se faça o replantio das árvores que foram cortadas pela própria prefeitura de Curitiba.
Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira
Monteiro Lobato
Censurar a obra Caçadas de Pedrinho nas escolas brasileiras tem as mesmas consequências que implantar leis e medidas contra a discriminação racial, sexual ou cultural: reafirmar a existência do preconceito. Assim como Verissimo esclareceu em sua coluna (Gazeta, 20/9), o livro pode ser considerado uma obra racista no âmbito atual, mas foi produto de uma época distinta. Literatura é arte, é história. Sugiro que se preocupem em criar medidas para melhorar a educação brasileira para que os alunos sejam capacitados a entender o contexto de autores como Lobato.
Maria Lethycia Moreira, estudante
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp