| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Os tribunais são o campo escolhido por Michel Temer para defender o mandato. Predileção reforçada ontem, com a troca de Osmar Serraglio por Torquato Jardim no ministério da Justiça. Com um só movimento, o presidente se fortaleceu em duas frentes, atenuou um possível problema futuro e mandou recado a um aliado prestes a se voltar contra ele.

Torquato Jardim foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que retoma no dia 6 de junho o julgamento da chapa Dilma-Temer. Naiady Piva fala do possível efeito dessa interlocução - que também pode ser estendida ao Supremo, onde há um investigação contra o presidente.

Publicidade

Serraglio permaneceu pouco mais de 90 dias à frente do ministério da Justiça. Tempo suficiente para colecionar declarações polêmicas e ser citado na Operação Carne Fraca. Da Carne Fraca ainda pode vir um repique, a partir de delações de fiscais do ministério da Agricultura presos pela Polícia Federal. Se isso acontecer, ele estaria menos exposto à frente da Transparência que da Justiça.

O ministro teve o direito de escolher para onde ir. A outra opção era reassumir a cadeira de deputado federal, o que tiraria Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) da Câmara. Sem mandato, o homem da mala de R$ 500 mil perderia foro. E dependeria do Supremo manter o seu caso no mesmo inquérito de Temer para não ser julgado em primeira instância. 

Se fazer delação passa pela cabeça de Rocha Loures, também deve passar que está nas mãos de Temer o seu foro privilegiado.

Um novo BNDES

A semana começa com um novo presidente à frente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. Maria Silvia Bastos Marques pediu demissão na sexta-feira (26), tornando-se a primeira baixa na equipe econômica de Michel Temer. Na análise de Guido Orgis, a saída foi determinada por fogo amigo de políticos da base aliada e de entidades que reclamavam da liberação restrita de recursos.

Rabello de Castro assumiu prometendo reanimar o setor produtivo. Aceno que, se efetivado em dose excessiva, pode até mesmo contrariar o notório livro do novo presidente do BNDES, O mito do governo grátis

Publicidade

É o que escreve Rodrigo Constantino: “Carga tributária alta, burocracia, mão de obra pouco qualificada, protecionismo, leis trabalhistas obsoletas, infraestrutura capenga, insegurança jurídica e física: essas são as origens do problema. Compensar isso com crédito subsidiado é inócuo e um perigo, pois fomenta a corrupção.”

A política do BNDES é mais um fator de peso em algo crucial para a retomada econômica: a taxa de confiança. Em nosso editorial, afirmamos que quanto mais o Brasil demorar para sair da crise política, mais deteriorada estará a confiança no país.

Enquanto não se esclarece a questão em toda sua profundidade, o trem da produção e dos investimentos já pisou no freio.

Campeã nacional

A transformação da JBS de pequeno frigorífico em gigante mundial da proteína animal é uma das heranças do BNDES nacional-desenvolvimentista da era PT. Giovani Ferreira analisa o estrago provocado pela JBS no setor, que agora passa por uma reestruturação forçada pela revelação da relação promíscua e corrupta entre a empresa dos irmãos Batista e o poder público.

Diretas, não. Reformas, sim

Aqui, listamos cinco bons para acreditar que a pedalada constitucional das eleições diretas para suceder Temer é uma má ideia. Um dos pontos é a posição contrária à ideia da maioria dos partidos. As legendas estão mais preocupadas com a reforma política que moldará as eleições de 2018, como conta Kelli Kadanus.

Publicidade

Nossas convicções

Um ponto que deveria estar - mas não está - na reforma política é a adoção do sistema distrital misto. “A adoção do voto distrital misto seria um passo importante para aproximar eleitores e eleitos” é o que defendemos no último dos 29 textos que detalharam pano de fundo da linha editorial da Gazeta do Povo.

A coleção completa das nossas convicções está disponível no site da Gazeta do Povo.

A voz da oposição a Maduro

Valentina Issa Castrillo entrevistou Henrique Capriles, o líder da oposição venezuelana, com exclusividade para a Gazeta do Povo. Ele fala sobre o golpe de Nícolas Maduro ao convocar uma Assembleia Nacional Constituinte, dos confrontos com mortes quase diárias nas ruas do país e da relação estreita entre o bolivarianismo venezuelano e o PT.

Por que o PT caiu? Pela corrupção. Corrupção da esquerda é tão ruim como a corrupção da direita. A corrupção é ruim, é um câncer que engole tudo. Não há justificativa para estar no poder e roubar, isso é um crime que deve ser severamente punido.

O que os memes não contam

É provável que tenham passado pela sua timeline, há algumas semanas, fotos de crianças em idade pré-escolar carregando mochilas que cobriam seu corpo todo. As mochilas gigantes de Jequié (interior da Bahia) causaram críticas, suspeitas e memes. Mas por trás disso tudo havia um programa amplo de combate à evasão escolar, que Maurício Brum apresenta a você.

Publicidade

Quem é o melhor

As operadoras de telefonia estão turbinando seus planos pré-pagos, com oferta de serviços de streaming de música e acesso gratuito a revistas digitais, entre outros mimos. Diante disso, a pergunta é: qual operadora eu escolho? Rodrigo Ghedin tem a resposta.

Bola na rede

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro ficou para trás. O Coritiba foi a Salvador e bateu o Vitória por 1 a 0. Ânimo extra para o Atletiba da próxima rodada. O Atlético-PR empatou por 1 a 1 com o Flamengo, na estreia de Eduardo Baptista. Mas nada supera o “incentivo” do torcedor do Furacão para o seu ataque acertar o alvo.

Corinthians e Cruzeiro dividem a liderança do Brasileirão.

Na Série B o líder é o Paysandu, que derrubou Antonio Carlos Zago do comando do Internacional.

Velozes e gloriosos

O domingo teve as duas mais tradicionais provas do automobilismo mundial. Na Fórmula 1, Sebastian Vettel venceu o GP de Mônaco. Na Indy, Takuma Sato tornou-se o primeiro japonês a vencer as 500 Milhas de Indianápolis - e levou uma bolada por isso.

Publicidade

Nada se compara ao acidente com Scott Dixon. Assista e, acredite, ele saiu andando do carro.

Andou na prancha...

Susto define o que os participantes do Campeonato Paranaense de Longboard tomaram ao ver algo que parecia um tubarão nadando pelo mar de Matinhos. Por via das dúvidas, a disputa foi suspensa.

Alimentação saudável

O Tribunal de Justiça do Paraná pretende gastar R$ 280 mil em frutas para lanches de magistrados. O pregão da alimentação saudável aconteceu no dia 18 de maio, porém ainda não há resultado divulgado.

Lições de vida

Se você está começando mais uma semana em que não vai sobrar tempo para nada, leia o que o escritor de jornalista Marcos Piangers, o “papai pop”, tem a dizer:

Existe um culto ao homem ocupado à mulher ocupada. Parece que a falta de tempo é determinante para você se sentir útil. É tão triste isso. Você só se sentir útil se seu celular estiver explodindo de afazeres.

Publicidade

Siga esses pets

E para estampar um sorriso no rosto antes de partir para a lida, a equipe do Viver Bem listou 10 perfis exóticos e fofos de animais para seguir no Instagram.

Gazeta de ouvir

No Ideias #04, Alexandre Borges, Jones Rossi, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutem como o Brasil se transformou em uma imensa Cracolândia

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).