• Carregando...
Pichação convida o presidente Temer para “entrar” no cemitério do bairro Abranches, em Curitiba. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Pichação convida o presidente Temer para “entrar” no cemitério do bairro Abranches, em Curitiba.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

1. Parasitas

A corrupção e a má gestão em estatais federais, em especial na Petrobras, não são as únicas razões para a pior recessão da história.

Mas ajudam a explicar uma parte importante da crise.

*

2. Lava Jato

De acordo com a delação de Marcelo Odebrecht, o presidente Michel Temer usou a mesma tática de Lula durante o escândalo do mensalão: na hora de negociar doações irregulares, Temer saiu da sala (podendo assim dizer que não estava presente nas negociações, embora soubesse exatamente o teor delas — ainda segundo o delator).

*

3. Com o devido respeito

Numa audiência ocorrida ontem, o advogado de Antonio Palocci — chamado José Roberto Batochio, que é também um dos defensores de Lula — questionou uma pergunta que o juiz Sergio Moro fez para uma testemunha, o executivo Fernando Barbosa, da Odebrecht.

Moro queria saber o que Barbosa havia entendido sobre o conteúdo de um e-mail que havia recebido.

“Com o devido respeito, testemunha não pode achar nada”, protestou Batochio.

Moro indeferiu a questão e, diante de mais um protesto, disse: “Faça concurso para juiz e assuma então a condução da audiência, mas quem manda na audiência é o juiz”.

*

4. “Amigo nosso”

Diz um delator da Odebrecht: “A gente sabia que o ‘italiano’ era o Palocci”.

*

5. STF

O apego de políticos ao foro privilegiado tem razão de ser: graças à lentidão no trâmite, 68% das ações penais prescrevem. Ou seja: os processos vão para o lixo e os envolvidos saem ilesos.

*

6. Ignorância

Uma investigação aberta a pedido da Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República descobriu obras de arte e móveis de época seriamente danificados nos palácios do Planalto e da Alvorada.

Algumas relíquias foram encontradas empilhadas como se fossem entulhos e duas telas de Cândido Portinari (1903–1962), avaliadas em R$ 60 milhões, estão em estado crítico.

*

7. Não

A maioria dos brasileiros é contra a legalização das drogas.

*

8. Sem medo do mundo

Nossa opinião: O atraso da economia brasileira não será resolvido pela diminuição de seu comércio internacional, mas pelo seu contrário

9. Geniosa

Não é fácil a vida de uma criança superdotada.

Os pais são responsáveis por equipar o filho ou filha para lidar com a superdotação e com o mundo. Um mundo que raramente sabe lidar com jovens assim.

*

10. Dislike

O Facebook está preparando o lançamento do botão de “não curtir”, que vai ser, previsivelmente, um polegar apontando para baixo.

Por hora, a ideia é disponibilizar o botãozinho apenas para mensagens privadas, trocadas por meio do Messenger.

*

11. O julgamento do século

Neste caso, a hipérbole se justifica, ao menos para os Estados Unidos.

Em 1994, quando o jogador de futebol americano O. J. Simpson, aposentado à época, foi acusado de matar a ex-mulher e o amigo dela, os americanos pararam para acompanhar o julgamento.

Em 2016, o canal FX fez “American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson”, uma das melhores séries de tevê do ano passado.

A produção é dramatizada (Cuba Gooding Jr. é O. J. Simpson) e os dez episódios estão disponíveis na Netflix.

*

Editado por Irinêo Baptista Netto.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 7h, e atualizado ao longo da manhã.

Ele também é enviado como uma notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS) com a opção de ser notificado por nós habilitada.

Obrigado pela leitura.

*
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]