Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
bom dia

Um dia de Temer: até 16h30, enviar 82 respostas para a PF; 19h, julgamento no TSE

 |

Bom dia!

Será um dia daqueles para Michel Temer em Brasília. O presidente tem até 16h30 para enviar respostas às 82 perguntas feitas pela Polícia Federal sobre o áudio com Joesley Batista. O prazo curto de 24 horas tem dois atenuantes. Temer pode retornar por escrito. Também tem o direito a não responder qualquer uma das questões. Primeira dúvida: ele irá exercer esse direito? Segunda dúvida: ele deve exercer esse direito?

Onde Temer falará muito - por meio dos seus advogados - será no Tribunal Superior Eleitoral. A partir das 19 horas será retomado o julgamento da chapa em que ele elegeu ao lado de Dilma Rousseff, em 2014. Fernando Martins preparou um guia completo, com todas as perguntas e respostas necessárias para acompanhar o julgamento no TSE.

Ricardo Amorim analisa mais uma semana decisiva da política nacional. O âncora da Gazeta do Povo teme o efeito do julgamento nas reformas.

A reforma trabalhista talvez passe mesmo no plenário. A da Previdência, no cenário atual, já era.

Na Reunião de Pauta, André Gonçalves, Fernando Jasper, Flávia Pierry e Kelli Kadanus analisaram as duas grandes agendas da semana: o julgamento de Temer e a votação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Troca de guarda

Se escapar do TSE, Temer terá de enfrentar a Lava Jato. E com direito a escolher o seu acusador. São oito candidatos ao cargo de procurador-geral da República, que será desocupado por Rodrigo Janot em setembro. Todos declaram apoio à Lava Jato (alguém seria maluco de dizer o contrário?), mas com diferentes visões capazes de mudar o alcance da operação.

Onde não há mudança é na relatoria da Lava Jato no Supremo. Desde que assumiu a missão, Edson Fachin teve de mudar hábitos corriqueiros, como o almoço no bandejão do STF ou as viagens da avião a Curitiba, mas mantém a independência que marcou sua trajetória. É o que mostra o perfil minucioso escrito por Basília Rodrigues, com direito a opinião exclusiva de Sergio Moro. 

Tem honrado, com luz própria, o legado de seriedade e independência do ministro Teori Zavaski.

Rodrigo Constantino define a diferença de tratamento de PSDB e PT a nomes implicados na Lava Jato. O PSDB afastou Aécio Neves da sua presidência; o PT, elegeu Gleisi Hoffmann presidente.

Questão de ordem - parte 1

Pode discutir política no trabalho? Cintia Junges foi atrás da resposta a essa pergunta muito necessária nos tempos atuais. Depende da imagem que você quer passar e do interlocutor.

Se você não quer discutir política no trabalho, pode escolher um tema menos polêmico, como futebol. Toma aí um simulador dos confrontos das oitavas de final da Libertadores.

Questão de ordem - parte 2

Você prestou atenção na charge do Paixão? Nãaao!!! Vai lá. Dois segundos para rolar a tela, cinco segundos para ver e um minuto para rir. Te espero...

Rir pra não chorar

Agora que você está de bom humor, que tal falarmos de BNDES? Me desculpe o chute na canela, mas Felippe Hermes explica por que, para o bem do Brasil, está na hora de abrir a caixa-preta do BNDES.

Tá bom. Mas nem tanto

No nosso editorial, explicamos por que o Banco Central optou por uma redução mais suave na taxa de juros. Uma combinação entre queda de inflação impulsionada por desemprego e recessão; dívida pública elevada e expectativa de longo prazo de crescimento econômico atrelada à viabilidade das reformas.

A linha “parece, mas não é” se encaixa na redução da carga tributária ao menor índice em 13 anos. Seria ótimo, não estivesse o governo já planejando recuperar essa perda mergulhando no bolso de você sabe quem. Fernando Jasper nos prepara para que não morramos de susto - só de desgosto.

Fabiane Ziolla Menezes, Teco Medina e o convidado Lucas Dezordi debateram os efeitos de PIB e taxas de juros nos cenários econômicos possíveis no podcast Vida Financeira.

Inspire-se

Carlos Wizard está lançando seu novo livro, “Do Zero ao Milhão”. Um romance técnico (?!) em que ele fala da trajetória como mentor. Tem dicas como essa:

O indivíduo, sozinho, tem um limite de realização. O líder precisa saber multiplicar o seu tempo. De forma tal, que, no fim, ele vai delegar, acompanhar, dar a estratégia e acompanhar os resultados.

Piada de mau gosto

Comediantes progressistas têm perdido a mão nas críticas a Donald Trump. A ponto de darem munição ao presidente dos Estados Unidos e seus seguidores usarem com os humoristas os adjetivos de que são acusados: intolerantes, racistas, homofóbicos...

O Everest do mau humor foi escalado por Kathy Griffin, que viu graça em aparecer segurando uma cabeça ensanguentada de Trump. A “piada” foi mote do podcast Ideias, em que Jones Rossi, Alexandre Borges, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutiram os limites da liberdade de expressão.

Você pode ouvir o podcast enquanto segue lendo o Bom Dia.

Outra discussão protagonizada por Trump foi o do desembarque americano do Acordo Climático de Paris. Leandro Narloch lembra quatro previsões sobre aquecimento global que não se confirmaram.

Se você quiser viver na América de Trump, vale a pena ler essas dicas para trocar o Brasil pelos Estados Unidos com a família levantadas pelo Sempre Família.

A má educação

Você lerá agora três exemplos de como a escola pode ser arena de propagação de más ideias.

No Paraná...

... Katia Brembatti destrincha o patrimônio suspeito de Clayton Camargo, investigado pelo Conselho Nacional de Justiça.

... Segunda maior cooperativa do estado, a C. Vale irá investir R$ 70 milhões em um novo hipermercado.

... O Sínteses debate a Faixa de Infraestrutura de Pontal do Paraná. 

Para Gilberto Espinosa, presidente da Associação Comercial do município, a construção da faixa “é para trazer qualidade de vida para a nossa população, que vive refém das invasões e ocupações irregulares”

Integrante do Observatório de Conservação Costeira, Maria Cecília Abbud, a obra “poderá transformar uma região atualmente destinada ao turismo num gigantesco parque portuário e industrial.”

Em Curitiba...

... Se viver está difícil, saiba que está mais caro morrer em Curitiba.  

... O advogado Sasha Reck firmou delação premiada com o Gaeco e a Operação Riquixá, que investiga fraudes em licitações de ônibus pelo estado, deve fazer sua próxima parada em Curitiba.

... O 2º CWBurguer Fest acontece neste fim de semana, em Curitiba, e Júlia Ledur listou (mas não provou) os 40 hambúrgueres inscritos. Me ofereço para o sacrifício. 

De cinema

Para mergulhar na terça-feira em alto astral, o ilustrador italiano Frederico Bambina desenhou como seria a casa de 27 cineastas inspirada em filmes deles. Gostei da do Ridley Scott.

Ótima terça a todos. (A não ser que você tenha passado a madrugada respondendo um questionário de 84 perguntas. Aconteceu comigo nos tempos de PUCPR.)

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.