Já estão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os 58 mil testes rápidos para a detecção do coronavírus distribuídos pelo Ministério da Saúde ao Paraná. De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, até sexta-feira (17/04) todos os municípios já deverão ter recebidos seus lotes, as instruções de utilização e as recomendações sobre quem deve ser testado em cada cidade. “Estamos com todo o quantitativo definido para todos os municípios do Paraná para testes rápidos. Uma quantidade havia chegado semana passada e, ontem (13), recebemos mais uma remessa, então tivemos que recalcular a distribuição, mas, a partir de amanhã já estamos enviando”, disse.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
A diretora explicou que os testes serão aplicados em profissionais de saúde, profissionais de segurança pública e contato dessas pessoas com sintomatologia – pessoas próximas a esses profissionais que apresentarem sintomas. “É toda uma articulação com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, para garantir que essa triagem seja feita em todos os municípios do Paraná”, diz.
Maria Goretti cita que os testes rápidos poderão dar uma melhor noção às autoridades sanitárias sobre o comportamento do vírus no estado. “Com mais gente testada, deve aumentar o número de casos confirmados, mas isso não preocupa, pelo contrário, tranquiliza a população, principalmente com relação aos profissionais de saúde, que são imprescindíveis e, cientes da responsabilidade que têm, trabalharão com muito mais segurança depois de testados”, diz.
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Pedir o impeachment de Lula ou não? A divisão da direita nas manifestações
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná