
Ouça este conteúdo
A pronta atuação das brigadas locais de incêndio no campus da PUC-PR, em Curitiba, colaborou para que o incêndio registrado no início da noite dessa terça-feira (15) não tivesse maiores consequências. A avaliação é do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Antonio Hiller. As chamas destruíram parte de um dos blocos da universidade e não houve registro de feridos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O incêndio teve início por volta das 18h30 no teatro TUCA, localizado no bloco Azul – um dos 10 que compõem o campus da PUC-PR em Curitiba. De acordo com o vice-reitor da universidade, Vidal Martins, o fogo pode ter se iniciado em um painel elétrico dentro do teatro. Uma cerimônia com alunos de Medicina estava marcada para cerca de meia hora depois.
Os brigadistas da própria PUC-PR iniciaram o combate às chamas com os equipamentos disponíveis no local. Ao mesmo tempo, o alarme de incêndio soou no campus e todas as pessoas que lá estavam seguiram as orientações de evacuação. Circulam, por dia, no prédio atingido cerca de 1,5 mil a 2 mil pessoas.
“Temos que destacar a atuação da brigada de emergência da própria PUC, que teve um papel fundamental na retirada das pessoas. Não foi necessário retirar ninguém, as alas do prédio estavam completamente evacuadas”, detalhou Hiller.

De acordo com o comandante, além do trabalho de retirada das pessoas e do primeiro combate ao incêndio, o acionamento imediato do Corpo de Bombeiros foi importante para a rápida chegada dos primeiros veículos da corporação. Ao todo, 12 viaturas se deslocaram até a PUC-PR, além de uma ambulância para atender possíveis feridos entre o público universitário.
As causas do incêndio serão apuradas por uma investigação aberta pela Polícia Civil do Paraná. Em nota, a instituição informou que “laudos periciais foram solicitados para apurar as possíveis causas do incêndio. Oitivas de testemunhas também devem ocorrer ao longo da investigação”.
Aulas na PUC-PR foram suspensas após incêndio
As atividades em todo o campus da PUC-PR em Curitiba foram suspensas nesta quarta-feira (16). O incêndio atingiu principalmente a área que concentra os cursos ligados às Belas Artes. Os alunos serão realocados em outras salas de aula da universidade.
“Informações mais específicas de qual atividade foi para qual bloco ainda precisamos de um pouco de tempo, até que haja essa realocação. Mas, não queremos que haja nenhuma paralisação e todo o trabalho está sendo feito para voltarmos ao normal na terça-feira (22)”, explicou o vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, em entrevista à RPC.
Pelas redes sociais, a PUCPR confirmou que informações oficiais sobre a volta às atividades no campus de Curitiba serão distribuídas apenas pelos canais oficiais. “Contamos com a compreensão de todos para que possamos retomar nossas atividades o mais breve possível e pedimos que não compartilhem informações inverídicas”, diz uma nota publicada pela universidade.
VEJA TAMBÉM:







