Um acordo judicial feito entre a concessionária de pedágio Viapar, o Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo do Paraná, deve garantir a construção de três contornos rodoviários, mesmo após o término do contrato de concessão das estradas do Anel de Integração, no fim do mês passado. Trata-se das obras dos contornos de Jandaia do Sul, Peabiru e Arapongas, que, segundo o DER, ainda estão na fase inicial e somam 22 quilômetros, com pistas duplas e acostamento em toda extensão, além de 15 viadutos. O custo estimado é de cerca de R$ 347 milhões.
Até agora, acordos semelhantes já foram feitos com outras duas empresas de pedágio – Econorte e Caminhos do Paraná.
O compromisso firmado no âmbito da Justiça Federal suspende, por dois anos, a tramitação de três ações civis públicas movidas pelo MPF por descumprimento de obrigações da empresa relacionadas à realização de obras.
A Viapar deverá obter todas as licenças e autorizações para as obras, concluir as desapropriações, pagar as indenizações e realizar a entrega dos três contornos em dois anos. Ao DER caberá, nos próximos 60 dias, finalizar eventuais processos administrativos para a sequência das obras.
Obras
De acordo com o DER, o contorno de Jandaia do Sul, com seis quilômetros de extensão, deverá sair de Mandaguari, desviando o trânsito do perímetro urbano da cidade de Jandaia do Sul. Além da construção de cinco interseções em desnível, o projeto prevê pista dupla com duas faixas de rolagem, acostamento, espaço lateral para drenagem, canteiro central e obras de arte e de contenção.
A construção do contorno de Arapongas vai começar no quilômetro 191 da BR-369, alguns metros ao norte do ponto que marca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal na região do Pavilhão de Exposições de Arapongas. Serão 10,2 quilômetros de extensão.
Já o contorno de Peabiru tem seis quilômetros de extensão e inclui pistas duplas e acostamento em todo o percurso, conectando dois pontos da BR-158, além de quatro viadutos.
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