A expansão do agronegócio no interior do Paraná é um dos principais motivos para a expansão no estado da rede Accor, o maior grupo estrangeiro de hotelaria presente no Brasil.
“A nossa estratégia contempla essa interiorização, sem esquecer as grandes cidades”, diz Abel Castro, diretor de desenvolvimento da Accor para as Américas. São pelo menos três hotéis que devem ser implantados nos próximos três anos: um em Cascavel, um em Toledo e outro em Foz do Iguaçu.
Atualmente, a rede conta com 20 hotéis operando no Paraná, em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Paranaguá. As expectativas para o agronegócio são bastante favoráveis para os próximos anos, aponta a Tendências Consultoria, com cerca de R$ 30 bilhões previstos em investimentos. Depois de um 2024 extremamente fraco, com uma expectativa de o PIB agropecuário ter caído 10,8%, a expectativa é de que parte da recuperação ocorra neste ano.
Primeiro hotel deve entrar em operação neste ano
O primeiro deles a entrar em operação deve ser o Ibis Styles Foz do Iguaçu. O empreendimento, que terá 135 quartos, deve entrar em operação ainda neste ano, dentro da estratégia da rede francesa de abrir pelo menos 10 hotéis nas Américas em 2025.
A ideia é apostar no potencial turístico da cidade e no crescimento do interesse de turistas estrangeiros no país. Somente em janeiro entraram quase 1,5 milhão, de acordo com dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal.
Cascavel deve ganhar até 2027 um hotel da bandeira Mercure. Segundo a Accor, é um hotel de padrão midscale, combinando um estilo sofisticado com comodidades tanto para viagens de negócios quanto de lazer. Atualmente são 1.013 hotéis dessa bandeira com 138 mil quartos em todo o mundo.
Já Toledo deve ganhar um da bandeira Ibis Styles. Segundo a Accor, cada unidade possui uma temática única, que reflete a cultura local ou se inspira em elementos descontraídos e acolhedores.
Outros planos estão em avaliação pela Accor para o estado. Um deles é a entrada de uma nova marca no estado, a Tribe. É uma bandeira criada em 2017 na Austrália e que, no final do ano passado, tinha 20 hotéis em todo o mundo, com 3,3 mil quartos. A ideia dessa bandeira é oferecer hospedagem moderna e funcional com estilo inovador.
Negociações estão em andamento para a implantação de uma unidade em Maringá. A cidade seria uma das primeiras no país a receber essa bandeira, que é uma das apostas da Accor para dar continuidade à expansão da rede. A primeira no Brasil deve ser instalada ainda este ano em Belo Horizonte.
*O jornalista viajou a convite da Accor.