• Carregando...
"Alerta geada" fica disponível até o fim da estação de inverno.
“Alerta geada” fica disponível até o fim da estação de inverno no Paraná.| Foto: Valdelino Pontes/Secid

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), colocou no ar, nesta semana, o "Alerta geada", serviço que até o término do inverno avisa sobre o fenômeno com até três dias de antecedência e tem confirmação até 24 horas antes.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O "Alerta geada" pode ser um bom aliado para cooperativas, associações rurais, órgãos públicos e privados, agrônomos, entidades comunitárias e veículos de comunicação. O serviço auxilia a divulgação para que medidas sejam tomadas na prevenção de perdas agrícolas, iniciativas de ações sociais e incentivo ao turismo.

As geadas acontecem principalmente entre os meses de junho e julho. Neste período, o Paraná recebe fortes ondas de ar frio e seco. Em dias de céu claro e poucas nuvens, essa combinação provoca quedas acentuadas das temperaturas. O estado já registrou abaixo de zero grau no solo, o que prejudica muito a produção agrícola. No ano de 1975, o norte paranaense foi assolado pela "Geada negra". Na época, as temperaturas na relva chegaram a -9,5 graus Celsius.

Inverno deve ser brando

Para este ano, o Simepar não espera um inverno rigoroso. O fenômeno El Niño pode aumentar o calor e inibir ondas de ar frio, de acordo com a previsão do tempo.

Em 2022 foram apenas seis eventos de geada no estado. “Consideramos que tanto o outono quanto o inverno de 2022 foram marcados por temperaturas moderadas e amenas. Nos meses de maio e junho ocorreram quatro episódios com entrada de massas polares que provocaram geadas consideradas fortes e moderadas mais ao sul do estado e de intensidade fraca mais ao norte. Já em julho e agosto houve registro de apenas duas entradas de massas polares, uma em cada mês, que provocaram geadas em diversas regiões do estado”, afirma Heverly Moraes, pesquisadora em Agromoeteorologia do IDR-Paraná.

O Alerta Geada funciona pelo telefone (43) 3391-4500 e no WhatsApp (43) 3376-2248. Também está disponível nas redes sociais do IDR, no site e pelo aplicativo IDR Clima, disponível no Google Play e na App Store.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]