BR-376 liga o norte do Paraná a Guaratuba, na divisa com Santa Catarina.| Foto: Gabriel Rosa/Agência de Notícias do Paraná
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A BR-376, rodovia que liga a região norte do Paraná a Guaratuba, na divisa com Garuva, em Santa Catarina, passando pela Região Metropolitana de Curitiba, está em bom estado de conservação, segundo a pesquisa CNT de Rodovias 2024, feita pela Confederação Nacional de Transportes (CNT).

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O estudo da CNT classificou as estradas de todo o Brasil entre "ótimas", "boas", "regulares", "ruins" e "péssimas", a partir de três características principais: pavimento, sinalização e geometria. Para isso, integrantes da CNT percorreram os 697 quilômetros de extensão da BR-376 no território paranaense entre Nova Londrina e Guaratuba para fazer a avaliação.

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Na média, o estado geral da estrada conhecida por Rodovia do Café é bom, mas há trechos em condições diferentes. Entre Maringá e Mandaguari, Mauá da Serra e Tibagi, e Tijucas do Sul e Guaratuba, a CNT considerou que a rodovia está em condições regulares. Em compensação, o trecho entre Jandaia do Sul e Mauá da Serra está classificado como ótimo.

BR-376 é uma via importante para a produção agrícola do Mato Grosso do Sul e do Paraná.| Foto: Gabriel Rosa/Agência de Notícias do Paraná

No relatório de 2021, ano em que a concessão da rodovia terminou, os trechos em condição regular eram menores - e havia mais quilômetros de estrada classificados como ótimos. Desde então, a responsabilidade pela conservação está com o governo do Paraná — exceto entre São José dos Pinhais e a divisa com Santa Catarina, administrada pela Arteris Litoral Sul.

O leilão do lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná, que compreende o trecho da BR-376 entre Mauá da Serra e Ponta Grossa, além de outras estradas, está marcado para 12 de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

Relatório avaliou BR-376 no Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina 

Apesar da maior extensão estar no Paraná, a BR-376 tem trechos no Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina. No estado catarinense são apenas 6 quilômetros, da divisão do Paraná até Garuva. As condições são boas, segundo a CNT.

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Em compensação, todos os 177 quilômetros mato-grossenses, entre Dourados e Batayporã, estão em estado regular. Não há nenhum trecho em condição boa ou ótima, destoando de boa parte da rodovia no Paraná. 

Trecho da BR-376 em Ivinhema, no Mato Grosso do Sul.| Foto: Divulgação/CNT

No total, somando os três estados, a BR-376 passa por 38 municípios, tendo relevância para a produção agrícola do Mato Grosso do Sul e do Paraná, escoando cargas para o porto de Paranaguá (PR) e para portos de Santa Catarina.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]