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Pedágio BR-277
Vencedora dos lotes 2 e 6 com oferta mínima de desconto é responsável por corredor logístico da BR-277| Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

O preço da tarifa de pedágio do lote 6 das rodovias do Paraná deve variar entre R$ 9,94 e R$ 17,09 para automóveis, acrescidos da inflação do período entre o edital de concessão à iniciativa privada e o início da cobrança. De nove praças, seis estão na BR-277, rodovia considerada o principal corredor logístico do Paraná para escoamento da produção industrial e agrícola do estado, ligando o oeste paranaense ao Porto de Paranaguá.

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Os valores são resultado do desconto de apenas 0,08% oferecido pela EPR no leilão realizado nesta quinta-feira (19), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A proposta impacta na tarifa básica estipulada pelo edital de concessão. Com uma única interessada e sem disputa no viva-voz, o desconto ficou limitado ao lance mínimo apresentado pela EPR.

Nos lotes 1 e 3, os abatimentos foram de 18,25% e 26,6%, respectivamente, motivados pela concorrência. Já nos lotes 2 e 6, a EPR foi a única participante dos leilões na B3 e arrematou os dois lotes, que integram o corredor logístico, do oeste ao leste, formado pela BR-277 com a mesma oferta. O desconto de 0,08% inviabiliza tarifas menores nos pedágios com impacto direto no custo operacional para o transporte de cargas até Paranaguá.

No caso de caminhões com oito eixos — a categoria mais cara —, os preços estimados são:

  • BR-277 (Prudentópolis): R$ 120,65 + inflação
  • BR-277 (Candói): R$ 116,17 + inflação
  • BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 109,88 + inflação
  • BR-277 (Cascavel): R$ 109,15 + inflação
  • BR-277 (Céu Azul): R$ 109,60 + inflação
  • BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 125,90 + inflação
  • PR-280 (Pato Branco): R$ 79,51 + inflação
  • PR-182 (Ampére): R$ 96,91 + inflação
  • BR-163 (Lindoeste): R$ 136,72 + inflação

O preço do pedágio a ser praticado no lote 6 do Paraná, para automóveis, deverá ter a seguinte variação: 

  • BR-277 (Prudentópolis): R$ 15,08 + inflação
  • BR-277 (Candói): R$ 14,52 + inflação
  • BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 13,74 + inflação
  • BR-277 (Cascavel): R$ 13,64 + inflação
  • BR-277 (Céu Azul): R$ 13,70 + inflação
  • BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 15,74 + inflação
  • PR-280 (Pato Branco): R$ 9,94 + inflação
  • PR-182 (Ampére): R$ 12,11 + inflação
  • BR-163 (Lindoeste): R$ 17,09 + inflação

De acordo com a ANTT, ainda não há uma data exata para o início da cobrança da tarifa de pedágio das rodovias do lote 6. A assinatura do contrato deve ocorrer até 2 de abril de 2025 e, seguindo o que ocorreu com os dos primeiros lotes, a cobrança pode começar em maio de 2025.

No edital, a ANTT obriga a concessionária a realizar algumas intervenções antes de autorizar o início da cobrança, como eliminar buracos na pista, contar com sinalização horizontal e vertical completas e fazer a retirada de vegetação rasteira em vias de acesso, trevos, postos de parada e praças de pedágio.

No contrato a ser assinado entre a EPR e a ANTT, há a previsão de que usuários pode usar tags como meio de pagamento e tenham desconto de 5% na tarifa.

Três novas praças de pedágio serão implantadas no Paraná

O lote 6 contará com nove praças de pedágio, sendo que seis delas já existem, todas localizadas na BR-277, e que foram desativadas após o fim dos contratos anteriores, em novembro de 2021. Como esse lote abrange também rodovias estaduais, especialmente na ligação entre Cascavel e Pato Branco, está prevista a implantação de três novos pontos de cobrança.

A primeira praça de pedágio nova ficará no km 280 da PR-280, em Pato Branco. A segunda ficará em Ampére, no km 512 da PR-182. E a terceira praça será implantada em Lindoeste, no km 157 da BR-163.

Os demais pontos de cobrança seguem inalterados, localizados em Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu.

A nova concessionária também poderá adotar o sistema de cobrança sem cancelas, também conhecido como free flow. Nesse modelo, equipamentos instalados em pórticos estratégicos das rodovias leem as informações dos veículos que passam, seja de forma automática para quem tem tags ou pela placa do veículo — neste último caso o motorista precisa entrar no site da concessionária para efetuar o pagamento.

Utilizado em mais de 20 países, como Estados Unidos, Itália, Noruega, Suíça, China e Chile, o sistema começou a funcionar no Brasil em 2023 na rodovia Rio-Santos (BR-101). Hoje, estradas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo usam esse modelo. No Paraná, a Via Araucária está realizando testes em parceria com a Velsis no quilômetro 138 da BR-277, em São Luiz do Purunã.

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