A gestão do presidente Jair Bolsonaro, que completou 100 dias, tem aprovação de 64% dos paranaenses, segundo levantamento divulgado na terça-feira (9) pelo Instituto Paraná Pesquisas - veja aqui. Outros 30,5% desaprovam a gestão, enquanto 5,5% não opinaram ou não responderam.
RECEBA pelo WhatsApp, duas vezes por dia, as principais notícias do Paraná
A pesquisa, contratada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), tem grau de confiança de 95% e margem de erro estimada em 2 pontos porcentuais. Foram ouvidas 2.508 pessoas de 91 cidades paranaenses entre os dias 31 de março a 5 de abril.
“É a maior aprovação do presidente entre todos os estados em que fizemos levantamentos”, diz Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas. Entre fevereiro e abril, a instituição realizou pesquisas de aprovação sobre o governo federal nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Bahia.
A aprovação no estado do Paraná é superior até mesmo à observada em Curitiba, onde o índice ficou em 61,7% em pesquisa divulgada na semana passada.
Para Hidalgo, além de o Paraná ser um estado com perfil conservador, o otimismo com o agronegócio e o fato de o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) também ter uma boa aprovação influenciam na percepção positiva sobre a administração federal.
Os entrevistados também responderam se a administração federal está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Os números também são favoráveis a Bolsonaro. Consideram o início da gestão ótima ou boa 45,8% dos entrevistados, enquanto 22,2% avaliam o governo federal como ruim ou péssimo.
Outros 29,5% classificaram a atual administração como regular, e 2,5% não opinaram ou disseram não saber responder à pergunta.
Expectativas
Os entrevistados foram questionados ainda sobre as expectativas quanto ao novo governo. Foi perguntado a eles se a administração vai melhor, pior ou igual ao que o entrevistado esperava.
Entre os ouvidos, 47,4% responderam “igual”. Outros 31,2% consideram que a gestão vai “melhor” do que esperavam e 16,7% disseram avaliar a administração como “pior” que as expectativas iniciais.
Confira os resultados:
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião