Se Cianorte é a capital brasileira do vestuário, Apucarana conquistou o título de Capital Nacional do Boné. Em média, 8 milhões de exemplares do produto são confeccionados mensalmente no município paranaense. A cidade de 136 mil habitantes gira em torno da moda, gerando emprego no setor para grande parte da população.
Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp
A vocação de Apucarana para a indústria têxtil começou há 50 anos, por um grupo de amigos visionários que viu esse mercado como promissor. “Viam que era um mercado em potencial crescimento, começaram a fazer viagens para ver se poderiam evidenciar Apucarana nesse mercado. Começaram com algo muito manual e caseiro, mas sempre buscando evoluir”, contou a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo.
Conquistando espaço no mercado, Apucarana proliferou empresas do segmento na cidade. “A maioria é de empresas familiares, colocando seus sucessores, como filhos e netos. Vem de gerações”, destacou Elisabete.
Com foco na produção de bonés, Apucarana elenca também algumas outras produções de vestuário, como camisetas, que também somam 8 milhões de camisetas produzidas mensalmente. “Há cerca de 140 mil habitantes em Apucarana, onde há 30 mil colaboradores na confecção. Tem um giro muito grande. A confecção contribui muito para a economia da cidade. Hoje faltam colaboradores. Temos em torno de 500 vagas abertas”, relatou a presidente do Sivale.
Os sonhos para o futuro são altos, sendo um dos principais exportar mais. “A expectativa é buscar mercados mais amplos. Conseguindo exportar ainda mais, consolidar e levar Apucarana na frente, para que outros estados conheçam a capacidade produtiva que nós temos”, evidenciou a representante do segmento.
- Construção mais rápida, preço competitivo e tecnologia: a aposta de crescimento do setor de madeira
- Agricultura nacional é impulsionada com biofábrica que pretende ser a mais moderna da América Latina
- Os segredos da cooperativa que colhe 300 sacas de soja por alqueire
- Burocracia impede importação de até 4,5 milhões de toneladas de milho por ano do Paraguai
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná