O arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, esteve presente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para o início da Frente Parlamentar Pró-vida, na última semana. Sem citar o nome do ministro paranaense, Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o arcebispo de Curitiba afirmou acreditar que o jurista possa votar contra a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que trata da descriminalização do aborto com até 12 semanas de gestação.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“O ministro paranaense do STF, eu ouvi que na sua sabatina, para ser aprovado para o Supremo Tribunal, perguntaram sobre o aborto e ele disse ‘eu sou cristão, eu defendo a vida e não concordo com o aborto’. Tenho impressão que seria importante que ele pudesse dizer isso para nós, além do tribunal, sua convicção e todos nós esperamos que defenda a vida, pois ela não pertence a juízes”, ressaltou o sacerdote.
A fala à qual o sacerdote se referiu foi em 2015 quando Fachin, em uma sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, afirmou ser contra o aborto. "Enquanto o aborto, digo numa palavra: sou contra. Sei que há discussões atinentes à saúde pública, sei que há discussões sobre circunstâncias (...) Sou um defensor da vida, da dignidade da vida", afirmou, à época.
Apesar da fala do ministro paranaense e de não saber como o jurista irá votar, Fachin disse, no último dia 22, que a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, apresentou um voto "histórico" na ADPF 442, segundo o G1. A ministra Rosa Weber apresentou um voto favorável à descriminalização do aborto.
- Deltan e parlamentares do Paraná articulam defesa da vida com a sociedade
- Arcebispos de Curitiba e de São Paulo criticam julgamento sobre aborto pelo STF
- Em defesa da vida, 40 deputados do Paraná repudiam ação que pretende liberar o aborto
- Alep cria Frente Parlamentar para enfrentamento à política pró-aborto em pauta no STF
- Opinião da Gazeta: Aborto no STF não pode ter “julgamento silencioso”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná