Já tem data o pregão de arrendamento de mais uma área no Porto de Paranaguá, a PAR09. A área será destinada à movimentação de granéis sólidos vegetais e vai a leilão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, em 11 de agosto. A PAR09 é a 4ª área concedida à inciativa privada em Paranaguá desde 2019 e a estimativa de investimentos é de R$ 910 milhões.
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O aviso do edital 2/2022, referente à licitação da nova concessão, foi publicado em Diário Oficial na quarta-feira (21), mas o edital em si e demais documentos técnicos e jurídicos referentes devem ser atualizados no site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) somente nesta sexta (23). A PAR09 fica no extremo oeste do porto e ocupa uma área de 26,5 mil metros quadrados.
A PAR09 é caracterizada como brownfield, possuindo uma área com estrutura de operação. O prazo contratual previsto para o arrendamento é de 35 anos, com início da vigência previsto para 2024 e término em 2058. O critério de licitação será o maior valor de outorga.
Granéis sólidos puxam crescimento
A movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente soja, farelo de soja, milho e açúcar, é um dos grandes motores dos portos paranaenses, representando 62,4% de todas as cargas movimentadas mensalmente no porto de Paranaguá e no de Antonina.
Em maio, a movimentação portuária bateu recorde histórico, com 6,125 milhões de toneladas de cargas e aumento de 29% nas exportações. Números puxados principalmente pelos graneis sólidos. O segmento vislumbra crescimento nos próximos anos, quando são esperadas safras recordes de grãos.
As projeções do Ministério da Agricultura (Mapa) para 2029/2030 são de uma safra de grãos por volta de 318,3 milhões de toneladas, o que corresponde a um acréscimo de 26,9% sobre a safra 2019/20 e a uma taxa de crescimento médio de 2,4% ao ano.
A PAR09 é a segunda área leiloada em 2023 pela Portos do Paraná, empresa do governo estadual que faz a gestão dos portos paranaenses. A primeira foi a PAR50, em fevereiro, de granéis líquidos. Ela foi arrematada pelo FTS Group por R$ 1 milhão e com investimentos obrigatórios no valor mínimo de R$ 338,2 milhões em obras de ampliação da capacidade operacional.
Os procedimentos licitatórios deste e dos demais projetos de arrendamento são conduzidos pela própria Portos do Paraná, diante das competências delegadas pela União, em agosto de 2019, por meio de convênio.
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