As chamadas áreas de escape, recursos de emergência localizados em rodovias e destinados a veículos pesados sem freio, já evitaram 321 acidentes nas BRs 277 e 376, nos trechos que ligam Curitiba ao litoral do Paraná e de Santa Catarina.
As notícias mais importantes do Paraná no seu WhatsApp
O caso mais recente ocorreu nesta terça-feira (25), por volta das 17 horas na BR-376. Um caminhão que descia a serra com 11 toneladas de carga adentrou 47 metros na estrutura localizada no km 667,3, no município de Guaratuba, após o motorista perceber falha nos freios.
As áreas de escape são construídas nas margens de rodovias, geralmente em trechos de descida de serra, com objetivo de auxiliar a frenagem de veículos desgovernados. A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro preenchida com argila expandida.
Na BR-277, entre Curitiba e o litoral paranaense, a Ecovia inaugurou uma estrutura do tipo em dezembro de 2018 no km 36,8, sentido Paranaguá. Desde então, 31 veículos já utilizaram o recurso – 17 em 2019 e 14 neste ano, até agora. No último dia 20 de julho, por exemplo, um caminhão de Campo Largo carregado com 14 toneladas de açúcar precisou entrar na área depois de perder os freios na altura do km 38.
Na BR-376, a primeira estrutura foi inaugurada em agosto de 2011 no km 671,7. De lá para cá, a área já foi utilizada 250 vezes – cerca de 28 por ano. Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, 332 vidas já foram salvas com o dispositivo.
Em novembro de 2019 a concessionária inaugurou a segunda área de escape da rodovia, a que foi utilizada por um caminhão na terça-feira. Poucos dias após a inauguração, um ônibus com 35 pessoas ficou sem freios e precisou adentrar a área, permitindo que ninguém se ferisse. Ao todo, a estrutura já teve 40 entradas de veículos, o que evitou acidentes que envolveriam 101 pessoas, segundo a empresa.
Ainda de acordo com a concessionária, entre dezembro de 2019 e junho de 2020, houve uma redução de 71% nas fatalidades envolvendo veículos pesados na descida da serra, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião