Abib Miguel voltou a ser alvo do Gaeco por suspeita de exploração irregular de áreas agrícolas.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Curitiba cumpriu na quarta-feira (12) sete mandados de busca e apreensão em áreas agrícolas ligadas ao ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, mais conhecido como Bibinho.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo informações do promotor Denilson Soares de Almeida, um mandado foi cumprido em Curitiba, quatro nas cidades de Formosa e São João da Aliança no Estado de Goiás e mais dois mandados no município mineiro de Paracatu. Além de telefones celulares, computadores e documentos apreendidos, os policiais ainda encontraram mais de R$ 1,1 milhão na residência de um dos investigados na cidade no interior de Minas Gerais  

Publicidade

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba e as investigações apuram a suspeita de crime de lavagem de dinheiro por meio da exploração agrícola. “Essas áreas foram sequestradas pela Justiça e seriam vinculadas ao ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa e seus familiares. Nesta fase da operação, três pessoas são investigadas pela exploração das áreas de forma oculta sem o conhecimento da Justiça”, explicou o promotor.

Bibinho, que foi o principal alvo da operação Diários Secretos, esquema de desvio de recursos públicos e contratações de funcionários fantasmas na Alep, revelados pela série de reportagens da Gazeta do Povo e RPC, é investigado pela exploração irregular das propriedades agrícolas desde 2021.

Na primeira fase da operação, sete residências, sete fazendas e duas empresas, uma de sementes e outra de aviação agrícola, foram alvos dos mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram 16 ordens judiciais cumpridas nos estados de São Paulo, Paraná e Goiás em setembro de 2021 contra o grupo suspeito de atuar de diferentes formas para falsificação ou simulação de valores ocultos na exploração agrícola de propriedades rurais pertencentes ao ex-diretor-geral da Alep.