Faleceu nesta terça-feira (3) em Curitiba o jornalista e professor Aroldo Murá Gomes Haygert, aos 82 anos. Murá estava internado no Hospital São Vicente, na capital do Paraná, em tratamento de câncer. De acordo com o site oficial do jornalista, o quadro de saúde de Murá se debilitou nos últimos dois meses.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Ao longo de 62 anos de profissão, Murá tratou de assuntos atuais da sociedade paranaense, como política, ciência, fé e responsabilidade social. Em seus trabalhos mais marcantes, o jornalista resgatou a história do Paraná e de figuras importantes do Estado e do Brasil. Na coleção ‘Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, Murá registrou o perfil de centenas de profissionais de destaque no território paranaense. Foram 13 edições lançadas entre 2008 e 2022.
O jornalista também escreveu o livro “Seu Nome é João”, uma biografia sobre o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, e a obra “Encontros do Araguaia – Construtores do Paraná no Século 20”, uma coletânea de depoimentos de lideranças paranaenses, ainda sem previsão de lançamento.
Murá recebeu a mais alta honraria do Estado do Paraná
Gaúcho, Murá morava no Paraná desde 1948. Era bacharel em Jornalismo pela PUC-PR e tinha cursos de especialização e extensão no Brasil e Exterior, como em jornalismo econômico pelo Cepal/ONU, no Chile. Professor da PUC-PR, trabalhou e dirigiu jornais paranaenses desde 1960 em Curitiba, tendo atuado também no rádio e na televisão. Foi diretor do jornal "Voz do Paraná", semanário que marcou história no Estado.
Murá recebeu em 2012 a Ordem do Pinheiro, a principal honraria do Estado do Paraná, e outras homenagens, como o reconhecimento em 2019 como “Personalidade ACP” pela Associação Comercial do Paraná. Por diversos anos, o jornalista também recebeu menções e prêmios da Câmara Municipal de Curitiba.
Governador do Paraná lamentou a morte de Aroldo Murá
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lamentou a morte do jornalista. Em nota oficial, Ratinho Junior disse que “Aroldo Murá foi um dos grandes personagens da nossa história. Na imprensa, ajudou a difundir um Paraná pujante, em transformação e celeiro de grandes histórias. Que Deus conforte os seus familiares nesse momento difícil”.
Em seu site oficial, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindiJorPR) também lamentou a morte de Murá. "O SindijorPR se solidariza aos familiares e amigos e lamenta profundamente a morte do jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, aos 82 anos, ocorrida nesta terça-feira", diz a nota. Murá se associou ao sindicato em 1962, e detinha a ficha de número 114 da entidade.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião