O jornalista e professor Aroldo Murá Gomes Haygert.| Foto: Divulgação / Annelize Tozetto
Ouça este conteúdo

Faleceu nesta terça-feira (3) em Curitiba o jornalista e professor Aroldo Murá Gomes Haygert, aos 82 anos. Murá estava internado no Hospital São Vicente, na capital do Paraná, em tratamento de câncer. De acordo com o site oficial do jornalista, o quadro de saúde de Murá se debilitou nos últimos dois meses.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Ao longo de 62 anos de profissão, Murá tratou de assuntos atuais da sociedade paranaense, como política, ciência, fé e responsabilidade social. Em seus trabalhos mais marcantes, o jornalista resgatou a história do Paraná e de figuras importantes do Estado e do Brasil. Na coleção ‘Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, Murá registrou o perfil de centenas de profissionais de destaque no território paranaense. Foram 13 edições lançadas entre 2008 e 2022.

Publicidade

O jornalista também escreveu o livro “Seu Nome é João”, uma biografia sobre o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, e a obra “Encontros do Araguaia – Construtores do Paraná no Século 20”, uma coletânea de depoimentos de lideranças paranaenses, ainda sem previsão de lançamento.

Murá recebeu a mais alta honraria do Estado do Paraná

Gaúcho, Murá morava no Paraná desde 1948. Era bacharel em Jornalismo pela PUC-PR e tinha cursos de especialização e extensão no Brasil e Exterior, como em jornalismo econômico pelo Cepal/ONU, no Chile. Professor da PUC-PR, trabalhou e dirigiu jornais paranaenses desde 1960 em Curitiba, tendo atuado também no rádio e na televisão. Foi diretor do jornal "Voz do Paraná", semanário que marcou história no Estado.

Murá recebeu em 2012 a Ordem do Pinheiro, a principal honraria do Estado do Paraná, e outras homenagens, como o reconhecimento em 2019 como “Personalidade ACP” pela Associação Comercial do Paraná. Por diversos anos, o jornalista também recebeu menções e prêmios da Câmara Municipal de Curitiba.

Governador do Paraná lamentou a morte de Aroldo Murá

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lamentou a morte do jornalista. Em nota oficial, Ratinho Junior disse que “Aroldo Murá foi um dos grandes personagens da nossa história. Na imprensa, ajudou a difundir um Paraná pujante, em transformação e celeiro de grandes histórias. Que Deus conforte os seus familiares nesse momento difícil”.

Em seu site oficial, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindiJorPR) também lamentou a morte de Murá. "O SindijorPR se solidariza aos familiares e amigos e lamenta profundamente a morte do jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, aos 82 anos, ocorrida nesta terça-feira", diz a nota. Murá se associou ao sindicato em 1962, e detinha a ficha de número 114 da entidade.

Publicidade