A mascote ainda não tem nome, que só será definido na próxima etapa do concurso cultural.| Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba
Ouça este conteúdo

A ave Guará, criada pela artista curitibana Vanessa Ribas Achitzki, foi a mais votada no concurso cultural que escolheu a mascote da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná. Ela era uma das três finalistas dentro de um total de mais de 200 inscrições. A mascote ainda não tem um nome, que será definido na próxima etapa do concurso cultural promovido pelo governo do Paraná.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A arte de Vanessa recebeu 5,4 mil dos mais de 13 mil votos registrados pela população. A segunda colocação ficou para o personagem de autoria de Gabriel Brand Jürgensen, com 3.814 votos, e o terceiro lugar foi para a mascote criado por Edson José Cortiano, com 3.723 votos.

Publicidade

Com o resultado, a arte criada por Vanessa vai ilustrar eventos e materiais de divulgação sobre a Ponte de Guaratuba, além de ser utilizada em ações voltadas aos programas ambientais e junto às comunidades locais.

“O sentimento que tenho é de gratidão, pois acredito que alcancei meu objetivo de fazer um personagem com o qual as pessoas da cidade de Guaratuba e o público em geral se identificaram”, disse a vencedora do concurso.

Criação da mascote foi inspirada no amor da artista por Guaratuba

De acordo com Vanessa, a inspiração para a criação de seu personagem surgiu do amor pela cidade e da valorização dos trabalhadores da Ponte de Guaratuba. “Eu visualizei o personagem como um trabalhador, carismático e alegre, comunicativo, aquele colega de trabalho que é legal e gentil com todo mundo, para criar um elo entre o público e os trabalhadores que estão empenhados nessa obra tão importante para a região”, reforçou.

A artista avaliou a participação no concurso como enriquecedora, e disse que viu na criação da mascote da Ponte de Guaratuba uma forma de engajar as pessoas nas causas ambientais. Agora, além do prêmio de R$ 3 mil e do certificado de participação, Vanessa aguarda a visita guiada às obras da Ponte de Guaratuba.

“O personagem surgiu através da pesquisa que fiz sobre Guaratuba, a flora e fauna da região e a importância da ave Guará como símbolo histórico. Espero poder apreciar não apenas a beleza da estrutura, mas também entender a engenharia por trás dela e o impacto positivo que terá para a cidade de Guaratuba”, confirmou.

Publicidade
“O sentimento que tenho é de gratidão”, disse a artista curitibana Vanessa Ribas Achitzki, vencedora do concurso.| Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba

Obras da Ponte de Guaratuba passaram dos 30%

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), as obras atingiram 32% de execução ao fim do mês de novembro. Na travessia da balsa, estão visíveis as estacas para sustentar a estrutura, especialmente as mais próximas a Guaratuba, e também os blocos de concreto que darão suporte às torres do trecho estaiado.

Até o momento foram instaladas 30 estacas, sendo 16 no trecho estaiado e 14 no trecho pré-moldado — ao todo estão previstas 64 estacas. Além disso, quatro travessas (base para as longarinas que receberão o pavimento) foram finalizadas. Para dezembro, o plano do Consórcio Nova Ponte, responsável pela construção da ponte, os trabalhos continuarão concentrados na execução de apoios de sustentação à estrutura principal.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]