No Paraná, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), informou nesta quarta-feira (17) que há 14 casos confirmados de infecção por coronavírus entre funcionários da Casa e outras 11 pessoas aguardam o resultado do exame, já que há suspeita de Covid-19. Todos estão em quarentena. Ainda segundo Romanelli, também há outros funcionários afastados “por cautela”. Entre os parlamentares, o líder da base aliada, deputado estadual Hussein Bakri (PSD), também confirmou, na última sexta-feira (12), que está com Covid-19.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Desde o final de março, a Assembleia Legislativa adotou sessões remotas, para que a maioria dos 54 deputados estaduais pudesse participar dos trabalhos sem necessidade de deslocamento até o plenário. Apesar disso, um grupo pequeno de parlamentares acaba tendo que permanecer na Casa para conduzir as sessões remotas, que são transmitidas ao público pela TV e pela internet, com ajuda de funcionários.
“O secretário de Saúde Beto Preto até sugeriu que transformássemos todo o trabalho em remoto, mas não conseguimos fazer isso hoje, por razões técnicas. Dependemos da estrutura tecnológica daqui. Mas vamos editar um novo decreto para reduzir ainda mais [a circulação de pessoas na Casa]”, explica Romanelli. A ideia agora é que se reduza a quantidade de servidores em todos os setores da Casa. Poderá ficar apenas um funcionário em cada gabinete parlamentar – desde março, eram permitidos no máximo três.
Romanelli afirma que “não temos evidências de que as pessoas tenham contraído dentro da Assembleia Legislativa”, mas defende regras mais rígidas, como um maior controle das pessoas que acessam o prédio no Centro Cívico e que não são servidores do Legislativo. “A partir de segunda-feira (22), não entra mais ninguém de fora”, disse ele. A Casa também passará por um processo de higienização na sexta-feira (19).
Confira a evolução de casos de coronavírus no Paraná.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião