A comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, neste 7 de setembro, tem ao menos quatro eventos agendados para Curitiba. Além do desfile oficial e dos atos de rua agendados para todo o país em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a cidade abrigará ainda um grande culto evangélico e o “Grito dos Excluídos”, este organizado pelos movimentos sociais e partidos de esquerda.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
A Avenida Cândido de Abreu estará fechada desde o início da manhã para o Desfile de 7 de Setembro. A programação começa às 8 h com a Revista da Tropa pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O desfile militar está marcado para as 10 h.
Próximo ao desfile, na Praça 19 de Dezembro, a praça do Homem Nu, lideranças evangélicas estarão realizando um “ato de Louvor e Clamor pela Pátria”, a partir das 9 h.
Também às 9 h, na Vila União, no Tatuquara, movimentos sociais e partidos de esquerda realizam a 28ª edição do Grito dos Excluídos. “Sob o eixo ‘Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?’, o ato tem o objetivo de reverberar a voz dos que não foram incorporados a esse Brasil considerado independente. Nesse sentido, a mobilização alertará para a necessidade de defesa e construção de um projeto popular para o país, a favor da agroecologia e da produção de alimentos saudáveis em comunhão com a natureza”, diz a convocação para o evento.
No período da tarde, Curitiba será uma das capitais em que ocorrerá ato “em celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, em defesa das liberdades e de eleições transparentes e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro”. Convocado por movimentos de rua ligados à direita, empresários e representantes do agronegócio, as manifestações de 7 de setembro em todo o país têm sido incentivadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que deverá participar dos atos em Brasília e no Rio de Janeiro e fazer uma transmissão ao vivo com um pronunciamento para os manifestantes na Avenida Paulista, em São Paulo.
Em Curitiba, o ato está convocado para as 14 h, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico da Capital e deverá contar com a participação de políticos apoiadores do presidente, empresários, representantes das classes militares e lideranças religiosas, entre outros.
Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Guarapuava e outras cidades do interior do estado também têm atos convocados.
Programação de 7 de setembro em Curitiba
- 8 horas - Revista da Tropa pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na Avenida Cândido de Abreu
- 9 horas - Ato de Louvor e Clamor pela Pátria, na Praça 19 de Dezembro, no Centro
- 9 horas - 28ª edição do Grito dos Excluídos, na Vila União, no Tatuquara
- 10 horas - desfile militar na Avenida Cândido de Abreu
- 14 horas - Ato em celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, em defesa das liberdades e de eleições transparentes e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, na Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião