A grande maioria dos gestores de escolas públicas brasileiras (81%) considera que o uso de tecnologias digitais no ambiente educacional pode impactar positivamente os processos de ensino e aprendizagem, além de melhorar a qualidade e a equidade educacional. Porém, entre estes mesmos gestores, quase metade deles (47%) reconhece que não há nenhum projeto de tecnologia implementado na escola sob sua gestão.
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Este é um dos cenários nacionais identificados pelo Relatório Guia Edutech – Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras. O documento, publicado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) no final de 2022, mostra como a adoção da tecnologia na realidade das escolas ainda é um desafio a ser superado no país, ainda que haja pleno entendimento de que as ferramentas tecnológicas têm potencial para promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno.
No Paraná, secretaria de Educação propôs retirar aulas de Artes e incluir Pensamento Computacional
O Estado do Paraná passou recentemente por uma importante discussão sobre esse tema. No final do ano letivo passado, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou uma resolução retirando a disciplina de Artes das turmas de 8º e 9º anos das escolas estaduais. No lugar dessas aulas, a Seed propôs a inclusão da disciplina de Pensamento Computacional.
Entidades representativas dos professores fizeram protestos e criticaram a medida tomada pela secretaria. Para a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), “a Arte é um eixo estruturante na formação do estudante em todas as fases do seu percurso escolar, pois é por meio do conhecimento e da vivência das diferentes linguagens artísticas que se desenvolve o pensamento complexo, a sensibilidade, a criatividade, a percepção de si e do outro e a noção de grupo social”.
Por sua vez, o Estado defendeu a adoção da nova disciplina de Pensamento Computacional por ser esta “uma forma de capacitar os estudantes na busca pela compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares”.
Com mais destaque, a Seed apontou que tal formação é essencial porque permite ao estudante “se comunicar, acessar e disseminar informações; produzir conhecimentos, resolver problemas, exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
Medida foi revertida e as duas disciplinas serão ofertadas em 2023
Após um encontro entre representantes dos professores e do Estado em janeiro, a Seed confirmou que das 1,8 mil escolas estaduais que oferecem o ensino fundamental, em mil delas as aulas de artes estariam mantidas; para as restantes seria estudada uma forma de ofertar uma aula adicional da disciplina.
O Ministério Público entrou na discussão, e no último dia 12 expediu uma recomendação para que as aulas de artes não fossem retiradas. No dia seguinte a Seed reformou a decisão e manteve as aulas de artes em todas essas escolas, além das novas aulas de Pensamento Computacional. Em nota, a secretaria afirmou que essa medida “alinha o currículo paranaense às mais modernas práticas pedagógicas e prepara os nossos estudantes para as profissões do futuro”.
Adoção de tecnologia em sala de aula é marca da Educação no Paraná
À Gazeta do Povo, o secretário de Educação, Roni Miranda, já havia confirmado que a adoção de soluções tecnológicas seguirá sendo um dos focos da pasta. O modelo foi uma das marcas da gestão de seu antecessor, Renato Feder, de quem Roni Miranda era diretor de Educação, e é tido pela gestão da pasta como uma das ferramentas para manter o Paraná entre os líderes do Ideb.
Para Miranda, a crescente adoção de tecnologias digitais em sala de aula e a oferta de aulas de Pensamento Computacional nos anos finais do Ensino Fundamental são uma forma de reverter um cenário identificado pela secretaria ainda durante os piores momentos da pandemia. Em 2020, o ensino mediado por tecnologia foi a saída encontrada para que os estudantes, impedidos de frequentarem as salas de aula, mantivessem o aprendizado mesmo fora do ambiente da escola. A teoria, porém, se mostrou outra na prática.
Estudantes eram consumidores passivos de tecnologia, aponta secretário
“No nosso senso comum, o pensamento era de que os nossos estudantes dominavam a tecnologia. Na verdade, não. Esses estudantes eram meros consumidores de conteúdos de redes sociais, em sua maioria. Esse diagnóstico nós formamos durante a pandemia, de que os nossos estudantes não dominavam tanto assim essas tecnologias. Nosso investimento tem um objetivo claro, que é tirar esse estudante desse lugar de consumidor digital passivo para o protagonismo do processo. A secretaria quer que os estudantes atinjam autonomia no ambiente digital e estejam preparados para alcançar oportunidades que exijam habilidades nesse meio. É mais um passo no nosso projeto principal: preparar os nossos estudantes para as profissões do futuro”, detalhou o secretário.
Miranda negou que haja qualquer tipo de conflito entre o ensino de Artes e o de Pensamento Computacional, ao lembrar que no Ensino Médio, ambas as disciplinas se encontram nos conteúdos de Mídias Digitais. “O diálogo entre Artes e Pensamento Computacional formará uma geração de estudantes capazes não apenas de consumir conteúdo digital, mas também de produzi-los”, afirmou.
Novas tecnologias potencializam a aprendizagem criativa
A ênfase da gestão pública do Paraná nas aulas de Pensamento Computacional está intrinsecamente ligada a um dos principais desafios atuais - e mundiais - na educação: o impulso à aprendizagem criativa. Diferente do proposto décadas atrás, quando a concentração e a própria forma de raciocínio dos estudantes eram diferentes, hoje busca-se introduzir o aprendizado de conhecimento por meio da resolução de problemas práticos.
Esse é o entendimento de Vinícius de Oliveira, editor do portal do Instituto Porvir, uma das principais plataformas de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Em entrevista à Gazeta do Povo, ele defendeu que a integração entre Artes e Pensamento Computacional, como proposto pelo Estado do Paraná, pode ser uma janela para que o pensamento criativo se propague nas outras áreas do conhecimento abordadas dentro das salas de aula.
“Professores de Arte e de Pensamento Computacional podem e devem realizar trabalhos em conjunto com os docentes de Matemática, Ciências, História ou Língua Portuguesa. É uma forma de desencaixotar esses conhecimentos. Em outras gerações, essas interconexões, que são necessárias desde sempre, só eram reconhecidas quando a pessoa não era mais estudante, e sim já na vida adulta. Isso precisa ser trabalhado desde as primeiras idades escolares”, defendeu.
Mudança não pode ser imposta pelo Estado
Ele reconhece que a tecnologia não substitui os professores, mas aponta que trabalhar o uso da tecnologia como algo realmente inovador, e não uma mera adaptação de antigas metodologias de ensino, leva tempo. Para Oliveira, essa mudança não pode ser encarada com um fardo pelos educadores, e nem de forma impositiva pelo Poder Público.
“Isso precisa ser feito de uma forma a mostrar e capacitar o professor de forma prática para usar essas novas ferramentas, e não só jogar essa responsabilidade sobre os ombros deles da noite para o dia. E aos professores cabe entender e aproveitar essas tecnologias, como a programação por exemplo, de forma a facilitar o trabalho deles dentro da sala de aula. Há muitas reações negativas, porque muitos desses professores vêm pensando de uma mesma maneira desde que foram formados, há algumas décadas, e se veem diante de uma situação de mudança impositiva. Se não houver uma formação colaborativa entre Estado e docentes, esses pontos de atrito tendem a se manifestarem cada vez mais”, concluiu.
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