| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

Foi autorizada pela prefeitura de Quatro Barras a licitação para escolha da empresa que irá construir um centro de informações turísticas no Morro do Anhangava e no início do Caminho do Itupava. A verba de R$ 1 milhão para a obra foi liberada no início do mês e a construção deve começar ainda em 2020. Os recursos são do governo do Estado, com contrapartida da prefeitura.

CARREGANDO :)

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

De importância histórica não só para Quatro Barras, mas para todo o Paraná, considerado sítio arqueológico do Estado, o Caminho do Itupava receberá um moderno complexo de atendimento ao visitante, em que haverá acervo histórico e arqueológico; auditório com capacidade para grupos de até 40 pessoas; bicicletário; estandes de produtos para venda e consumo; além de toda a infraestrutura para receber o turista, como sanitários e estacionamento. Também está previsto no projeto urbanístico um posto de controle para armanezar equipamentos de brigadas contra incêndios.

Publicidade

O prefeito de Quatro Barras Angelo Andreatta (Lara), diz que além de fortalecer o setor, o novo complexo também será um indutor de oportunidades para quem quer empreender, favorecendo a criação de novos negócios, gerando renda e empregos. “Este projeto é a realização de um marco para o turismo. Um ganho para nossos empreendedores. É a valorização de um dos patrimônios históricos e ambientais mais importantes do Paraná”, disse Lara.

Originário de trilhas indígenas, o Caminho do Itupava é um dos mais antigos no território paranaense. Sua importância histórica e a vasta diversidade de espécies da fauna e da flora, em meio à preservada região de Mata Atlântica, atraem turistas o ano inteiro. O Caminho está localizado no Parque Estadual da Serra da Baitaca. Em 2019 quase 25 mil turistas percorreram suas trilhas.

Caminho histórico atraiu 25 mil turistas no ano passado| Foto: Divulgação / Prefeitura de Quatro Barras