Mais um ferry boat da Baía de Guaratuba é levado para reforma em SC| Foto: DER-PARANÁ
Ouça este conteúdo

O ferry boat Nhundiaquara, utilizado na travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral do Paraná, foi levado nesta terça-feira (7) para um estaleiro em Navegantes, em Santa Catarina, para passar por uma reforma. A embarcação pertence ao governo estadual, mas está sendo operada pela empresa Internacional Marítima, via contrato emergencial firmado com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

CARREGANDO :)

A embarcação deve permanecer no estaleiro por cerca de 60 dias. O Nhundiaquara, segundo o DER, irá receber serviços como “troca de chapas de aço, revisão no sistema de propulsão, manutenção do sistema elétrico, manutenção do sistema hidráulico e de governo, revisão dos motores e caixas reversoras, melhoramento da acessibilidade, jateamento e pintura”.

Além de operar a travessia no local, a Internacional Marítima está recebendo R$ 36 milhões (R$ 36.300.353,02) para reformar 4 conjuntos de atracadouros e 3 ferry boats pertencentes ao governo estadual, e que estão em uma situação precária. A primeira embarcação levada para reforma no estaleiro em SC foi o ferry boat Guaraguaçu, em abril. De acordo com o DER, ele recebe intervenções finais e deve retornar para a travessia em Guaratuba até o final deste mês de junho.

Publicidade

Nesta sexta-feira (10), a Gazeta do Povo entrou em contato com a Internacional Marítima, para saber como fica a situação da travessia na falta de dois ferry boats, e ainda aguarda um retorno. Segundo o DER, estão em operação hoje apenas um ferry boat e dois conjuntos de balsa e rebocador, com "mais uma embarcação à disposição para serviços de apoio". "O atracadouro 01, do lado de Guaratuba, também passa por melhorias no momento", acrescenta o DER.

O DER recomenda que visitantes do Litoral busquem horários alternativos para utilização do ferry boat. A sugestão é evitar os horários de pico, entre 11h e 14h e entre 18h e 20h. Desde abril, já na tentativa de evitar a formação de longas filas, o DER determinou a restrição do tráfego de veículos pesados com mais de três eixos e/ou superior a 14 metros na travessia da Baía de Guaratuba das 6h às 22h, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos.