Assim como já havia sido divulgado por Matinhos e Pontal do Paraná, Guaratuba também decidiu apostar em barreiras sanitárias no feriado de Corpus Christi - entre quinta-feira (11) e domingo (14) - para conter o avanço da Covid-19 no Litoral.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em Matinhos e Guaratuba, os turistas que chegarem terão a temperatura medida e vão responder a um questionário. Quem tiver sinais de febre, não vai entrar em Guaratuba, que mantém as praias fechadas. A medida já causou um congestionamento de 15 km no acesso de Matinhos (na Alexandra-Matinhos), durante a tarde desta quarta-feira (10) - a fila de espera chegou a 5 horas.
Já Pontal do Paraná terá bloqueio mais severo: ninguém de fora poderá entrar na cidade – para ter acesso ao município no feriado, as pessoas terão de comprovar que moram ou trabalham na cidade.
Os bloqueios nas três cidades com praias será feita com as respectivas equipes de Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, com apoio do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar. Em Guaratuba, a operação será na PR-412 do Coroados e na saída do ferryboat.
Aluguel de imóvel por período curto e hospedagem em hotel estão proibidos em Guaratuba
Além da aferição da temperatura corporal, na entrada de Guaratuba as pessoas terão de revelar a cidade de origem e para onde estão indo. Serão informados que o aluguel de imóvel por curto período ou hospedagem em hotel estão proibidos e os responsáveis poderão ser multados.
Todas as praias de Guaratuba estão interditadas. Das 8 h às 20 h, equipes da Guarda Municipal monitoram se há pessoas na orla. No último final de semana, mais de 300 pessoas tiveram de ser orientadas a sair da areia, apesar das faixas informando a interdição da orla.
Além das barreiras sanitárias, a prefeitura de Guaratuba vai reforçar a fiscalização das medidas de prevenção da Covid-19. As equipes vão percorrer restaurantes para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias. As praias, praças, quadras esportivas, marinas, trapiches e pontos turísticos também serão fiscalizados no feriado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná