O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontou nesta terça-feira (4) 2.575 novos casos de coronavírus no Paraná - destes, 1.502 são datados das últimas 24 horas. O estado não registrava mais de 2 mil ocorrências em um mesmo boletim desde setembro de 2021. Do montante divulgado nesta terça, 1.777 são referente a janeiro de 2022, 619 de dezembro passado e os demais casos retroativos a meses anteriores. No total, o Paraná chegou a 1.596.112 infectados desde o início da pandemia.
Também foram apontados no documento, 14 novos óbitos causados pelo coronavírus, dos quais 4 são de janeiro de 2022 - 2 das últimas 24 horas - 8 de dezembro e os demais retroativos a meses anteriores. A soma de vítimas da infecção no estado chegou, assim, a 40.676.
A Sesa admitiu preocupação com os dados e afirmou que "está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido as festividades de fim de ano". O texto publicado pela Agência Estadual de Notícias destacou ainda que "deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado na última semana, também relacionado com os recessos e feriados".
Conforme o boletim do governo estadual, há outros 4.444 casos suspeitos sob investigação, aguardando resultado de exames laboratoriais. O estado tem hoje 427 UTIs exclusivas par atendimento da Covid-19, com ocupação de 33% dos leitos - 142. Há ainda 389 enfermarias para o mesmo fim, com 148 em uso, ou seja, 38% do total.
Confira a evolução dos casos de coronavírus no Paraná
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião