Curitiba passou a incluir em suas estatísticas sobre a pandemia de Covid-19 na cidade os testes de farmácia tipo IGM. Com isso, o boletim do coronavírus da capital desta quarta-feira (10) foi inflado em 150 casos confirmados. Além destes, outros 70 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas, fazendo com que o número de contaminados em Curitiba salte de 1399 para 1619.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
A epidemiologista da prefeitura, Marion Burger, explicou que os testes de farmácia foram realizados há duas ou três semanas e não foram incluídos anteriormente porque o município esperava orientação do Ministério da Saúde para contabilizar ou não esse tipo de teste, ainda com eficácia questionável (em, 29 de maio, o município começou a considerar outro tipo de teste de farmácia – IGP). Todos esses casso confirmado pelo teste IGM são de pacientes já considerados recuperados.
O boletim desta quarta-feira ainda acrescenta quatro óbitos, três mulheres e um homem, todos com mais de 65 anos. Agora, são 67 mortes na cidade. Dos casos confirmados, 138 pacientes estão internados. “O número de internamentos está crescendo. A escalada da doença tem sido de uma forma muito mais importante do que vinha sendo na semana passada”, comentou Burger.
A secretaria municipal de Saúde, Márcia Huçulak, informou que, a partir desta quarta-feira, a prefeitura passou a informar os usuários do aplicativo Saúde Já (sistema de agendamento e acompanhamento das unidades de saúde da cidade) sobre casos confirmados de coronavírus. “O usuário será informado a cada caso novo na sua unidade de saúde. É mais uma medida que estamos tomando para alertar o cidadão que acha que o vírus não está circulando perto dele”, disse.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná