A administração do presidente da República, Jair Bolsonaro, é aprovada por 57,2% dos eleitores curitibanos, revela a Paraná Pesquisas. Uma fatia de 38,8% respondeu que “desaprova” e 3,9% informou que “não sabe/não opinou”. Foram feitas entrevistas pessoais com 1.352 eleitores de Curitiba, durante os dias 11 a 13 de dezembro de 2019. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.
RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp
À frente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo observa que, embora bem avaliado, Bolsonaro “já mostra algum desgaste”, ao final deste primeiro ano do seu mandato. Hidalgo leva em consideração o cenário eleitoral do ano passado, quando Bolsonaro obteve um número expressivo de votos na capital paranaense. Ele fez 76,5% dos votos válidos registrados no segundo turno, contra 23,5% do então adversário, Fernando Haddad (PT). Em todas as zonas eleitorais de Curitiba, Bolsonaro teve mais de 70% dos votos válidos.
A Paraná Pesquisas também perguntou a eleitores de Curitiba se a administração do presidente Bolsonaro está sendo “ótima, boa, regular, ruim ou péssima”. A maior fatia (28,6%) considerou que se trata de uma administração “boa”, seguida de “regular” (24,6%), “péssima” (19,8%), “ótima” (16,7%) e “ruim” (8,7%). Além disso, 1,6% “não sabe/não opinou”.
Reprovação mais alta entre mulheres e jovens
Entre o número de eleitores curitibanos entrevistados pela Paraná Pesquisas, chama a atenção a diferença entre sexo masculino e feminino e também em relação à faixa etária. Entre as mulheres entrevistadas, 53% aprova e 42,9% desaprova; entre os homens entrevistados, 62,2% aprova e 34,1% desaprova.
Assim como as mulheres, os eleitores com menos idade também representam o menor grupo entre aqueles que aprovam o chefe do Executivo. Entre os entrevistados com 16 a 24 anos de idade, 47,8% aprova e 49,7% desaprova. Já no grupo de entrevistados com 60 anos ou mais, 62,4% aprova e 35,1% desaprova.
Em relação ao grau de escolaridade, Bolsonaro se sai melhor entre aqueles que têm ensino médio (60,5% aprova) e ensino superior (57,3% aprova) do que entre aqueles que têm ensino fundamental (50,8% aprova).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião