Rodovia BR-277, na altura do km 42, onde ocorreu o deslizamento de parte da encosta.| Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN
Ouça este conteúdo

Uma faixa adicional de tráfego na BR-277, em Morretes, será liberada nesta quarta-feira (21) na altura do km 39. O local foi atingido por um deslizamento de pedras dia 15 de outubro e afetado pelas fortes chuvas registradas nas últimas semanas. Com isso, ainda não há previsão para liberação total da rodovia.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em entrevista coletiva no último sábado, no entanto, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou a abertura de uma faixa adicional da BR até esta terça-feira (20), e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) avaliou a situação.

Publicidade

Segundo o departamento, a empresa responsável pelos serviços implantou novas barreiras de concreto na altura do deslizamento e outros dispositivos de segurança para disciplinar o tráfego. Além disso, foram realizadas sondagens e verificações da encosta após as fortes pancadas de chuva e neblina registradas na região.

Ainda de acordo com o DER, os pareceres técnicos asseguraram as condições de segurança necessárias para ampliação da capacidade de tráfego, com execução simultânea dos serviços de recuperação da encosta. O monitoramento do trecho em obras será permanente enquanto durarem os serviços.

Como vai ser a liberação do tráfego em outros pontos da BR-277?

O DER tem responsabilidade pela recuperação do deslizamento no km 39 e no km 41, enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal, permanece responsável pela obra no km 42. Com isso, o trânsito deve permanecer em duas faixas somente entre os km 41 e km 42, enquanto outras sondagens serão realizadas nos demais pontos.

O DNIT também avalia a liberação de uma faixa adicional na altura do km 42, com retirada do guindaste sendo utilizado na obra. A previsão é que o equipamento seja deslocado a partir desta quinta-feira (22), retornando somente após o dia 31 de dezembro. Essas medidas contam com apoio da Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal.

Nesta quarta-feira (21), o trabalho do DNIT está focado no km 41 com serviço de concreto projetado para a pré-estabilização da área de deslizamento. O intuito, segundo o órgão federal, é liberar, temporariamente, uma das faixas de tráfego sentido Paranaguá, no período entre Natal e Ano Novo.

Publicidade
O trabalho do DNIT está focado no km 41 com serviço de concreto projetado para a pré-estabilização da área de deslizamento. Foto: Divulgação/DNIT

Fluxo da BR-277 a partir desta quarta-feira (21):

Km 39 ao km 40: trânsito liberado em três faixas

Km 41 ao km 42: trânsito liberado em duas faixas

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]