Uma faixa adicional de tráfego na BR-277, em Morretes, será liberada nesta quarta-feira (21) na altura do km 39. O local foi atingido por um deslizamento de pedras dia 15 de outubro e afetado pelas fortes chuvas registradas nas últimas semanas. Com isso, ainda não há previsão para liberação total da rodovia.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em entrevista coletiva no último sábado, no entanto, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou a abertura de uma faixa adicional da BR até esta terça-feira (20), e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) avaliou a situação.
Segundo o departamento, a empresa responsável pelos serviços implantou novas barreiras de concreto na altura do deslizamento e outros dispositivos de segurança para disciplinar o tráfego. Além disso, foram realizadas sondagens e verificações da encosta após as fortes pancadas de chuva e neblina registradas na região.
Ainda de acordo com o DER, os pareceres técnicos asseguraram as condições de segurança necessárias para ampliação da capacidade de tráfego, com execução simultânea dos serviços de recuperação da encosta. O monitoramento do trecho em obras será permanente enquanto durarem os serviços.
Como vai ser a liberação do tráfego em outros pontos da BR-277?
O DER tem responsabilidade pela recuperação do deslizamento no km 39 e no km 41, enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal, permanece responsável pela obra no km 42. Com isso, o trânsito deve permanecer em duas faixas somente entre os km 41 e km 42, enquanto outras sondagens serão realizadas nos demais pontos.
O DNIT também avalia a liberação de uma faixa adicional na altura do km 42, com retirada do guindaste sendo utilizado na obra. A previsão é que o equipamento seja deslocado a partir desta quinta-feira (22), retornando somente após o dia 31 de dezembro. Essas medidas contam com apoio da Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal.
Nesta quarta-feira (21), o trabalho do DNIT está focado no km 41 com serviço de concreto projetado para a pré-estabilização da área de deslizamento. O intuito, segundo o órgão federal, é liberar, temporariamente, uma das faixas de tráfego sentido Paranaguá, no período entre Natal e Ano Novo.
Fluxo da BR-277 a partir desta quarta-feira (21):
Km 39 ao km 40: trânsito liberado em três faixas
Km 41 ao km 42: trânsito liberado em duas faixas
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná