A BR-376 foi liberada na altura do km 669 e o tráfego flui com alguns pontos de lentidão no final da manhã desta quinta-feira (2). A rodovia havia sido bloqueada preventivamente no início da madrugada, no trecho que conecta o Paraná ao litoral de Santa Catarina. É o mesmo trecho que já sofreu duas outras interdições entre novembro do ano passado e janeiro deste ano.
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Após cerca de nove horas de interdição total das pistas nos dois sentidos, por volta das 9h30 desta quinta (2), duas faixas de trânsito foram liberadas para o tráfego na altura do km 668, sentido Curitiba, e uma faixa no sentido Santa Catarina. O bloqueio, segundo a Arteris, concessionária que administra o trecho, foi preventivo, por conta das fortes chuvas na região de Guaratuba (PR) nesta madrugada e o consequente risco de novos deslizamentos.
Ainda conforme a concessionária, a decisão da liberação foi tomada com a avaliação e confirmação de que o trecho possui condições estruturais favoráveis para a passagem segura de veículos.
A rodovia havia sido totalmente fechada para o tráfego à 0h40. Com a liberação pela manhã, o tráfego segue lento entre os kms 635 e 656, no sentido sul, e entre os km 681 e 671 no sentido norte, devido ao excesso de veículos em deslocamento.
Esta é a segunda vez em duas semanas que a rodovia sofre interdição. A retenção dos veículos estava sendo realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 662, sentido sul, e no km 1 da BR-101/SC, em Garuva, sentido norte.
Segundo a polícia, para que os motoristas não fossem obrigados a retornar tardiamente quando já estivessem na serra, aqueles que acessam a rodovia antes da praça de pedágio estavam sendo orientados a retornar no km 633, onde há mais estrutura para retorno, parada e para aguardar a liberação.
O bloqueio no posto da PRF (KM 662) era o bloqueio mais próximo do ponto de risco. Vários veículos acessam a rodovia 376 entre o pedágio e o posto da PRF, por estradas vicinais e rodovias estaduais, como os que vêm da PR-281.
A Arteris não informa detalhes sobre os motivos que levaram à interdição preventiva. Mas diz que seguirá acompanhando o volume das chuvas na região e, caso seja necessário, em parceria com a PRF, irá decidir sobre novos bloqueios emergenciais.
Interdições
A última interdição na altura do km-669 da BR-376 aconteceu em 19 de janeiro, por conta de um deslizamento que não causou acidentes. O deslizamento do mês passado ocorreu a apenas 200 metros do desbarrancamento ocorrido em novembro de 2022, que soterrou veículos e deixou dois mortos e seis feridos.
Na última interdição, a Gazeta do Povo questionou a Arteris Litoral Sul sobre o monitoramento e os critérios técnicos utilizados para garantir a segurança dos usuários da rodovia. A concessionária respondeu que "possui um programa permanente de monitoramento de encostas que contempla 1.947 estruturas com acompanhamento diário e identificação de possíveis situações de risco".
Segundo a concessionária, para garantir a segurança aos usuários, "segue protocolos de segurança elaborados a partir de critérios técnicos que incluem a restrição preventiva do tráfego".
A Arteris Litoral Sul informa que atua com obras emergenciais para garantir a trafegabilidade segura nos trechos sob sua administração. Nos últimos dois anos, diz a concessionária, foram feitas 29 obras e serviços de manutenção de encostas.
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