Após a limpeza da pista sentido norte da BR-376 entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (1), equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris iniciaram a retirada de terra na pista sul. Segundo o comitê de crise que gerencia o trabalho, o volume de entulho é elevado e a operação é sensível, principalmente devido à previsão de chuva ao anoitecer.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Até agora, o resgate dura mais de 70 horas e utiliza guincho e maquinários pesados para retirada da massa terrosa e dos veículos soterrados. De acordo com o governo estadual, cinco carros de passeio e seis carretas que estavam visíveis já foram removidos.
Em boletim divulgado nesta quinta (1), a estimativa é de que a área atendida a partir da tarde pelas equipes tivesse aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e que o volume de terra que ainda precisaria ser removido chegasse a 5 mil metros cúbicos.
Segundo corpo é retirado do local do deslizamento
Além disso, o Corpo de Bombeiros informou que a limpeza realizada garantiu acesso ao segundo corpo encontrado durante a operação. Essa morte já havia sido informada anteriormente, mas a vítima permanecia na área do deslizamento devido à dificuldade de alcança-la. Com apoio do guincho e de maquinário pesado, foi possível a retirada.
Ainda segundo o governo estadual, a vítima foi identificada pela Polícia Científica como o motorista Marcio Rogerio de Souza, de 51 anos. Os familiares foram avisados antes do nome dele ser divulgado, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por perícia.
Por enquanto, duas mortes foram confirmadas no deslizamento e seis pessoas resgatadas com vida. Além disso, autoridades informaram que o número estimado de desaparecidos foi reduzido para menos de 30 pessoas devido à quantidade de veículos encontrados ser menor que as projeções iniciais. Mesmo assim, ainda não é possível especificar com exatidão quantos carros e vítimas seguem soterrados no local.
Pessoas desaparecidas
Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido no deslizamento podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.
Com Marina Silva isolada, agenda ambiental de Lula patina antes da COP-30
Paraná e São Paulo lançam alternativas ao Plano Safra para financiamento do agronegócio
De Silveira a presos do 8/1: sete omissões da pasta de Direitos Humanos de Lula
Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião