Depois de ter sido completamente interditada na tarde de terça-feira (20) devido às fortes chuvas que caíram no Litoral do Paraná e ao risco de novos desmoronamentos de terra, a BR-376 foi parcialmente liberada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no fim da manhã desta quarta-feira (21). O tráfego segue por uma faixa no sentido sul, para quem segue em direção a Santa Catarina, e por uma faixa no sentido Curitiba.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, o tempo estável na região de Guaratuba contribuiu para a decisão. Com isso, o tráfego opera parcialmente em uma distância de 800 metros no trecho do km 669, onde um grave desmoronamento soterrou 14 veículos e deixou dois mortos dia 28 de novembro.
Com a liberação de hoje, recomeçam também os trabalhos de recuperação e contenção de taludes no local. Segundo a empresa, já foram enviadas máquinas específicas para retirada de rochas da faixa da esquerda e preparação do terreno para aplicação de tela de alta resistência.
Como deve ficar o tráfego nos próximos dias
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há previsão de liberar mais uma faixa na direção Sul ao longo do dia, caso o tempo permaneça estável. No entanto, se o acumulado de chuvas aumentar, bloqueios preventivos também poderão ser realizados.
Por isso, a Arteris Litoral Sul reforça a importância do respeito aos bloqueios necessários, aos limites de velocidade, observação da distância segura do veículo à frente e atenção à sinalização no local. Todo o trecho segue adaptado, inclusive com orientações da própria PRF, e a liberação gradual das faixas ocorrerá de acordo com o avanço dos trabalhos.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná