Tráfego segue lento e com longas filas na BR-376, liberada para o tráfego de veículos na manhã desta sexta-feira (20) no km 669, após um deslizamento de terra na noite desta quinta-feira (19). As pistas estão liberadas nos dois sentidos, mas a fila para o motorista que vai de Curitiba para o litoral catarinense somava 12 quilômetros no final da tarde desta sexta (20). No sentido contrário, são 4 quilômetros de lentidão.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A liberação continua sendo para duas faixas no sentido Curitiba e apenas uma no sentido Santa Catarina. A fila no sentido PR-SC está entre os quilômetros 648 e 668, em Tijucas do Sul (PR), e do km 656 ao 668, entre Tijucas e Guaratuba (PR). No sentido contrário, a fila se estende entre os quilômetros 672 ao 668, também na altura de Guaratuba.
As informações são da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho.
O deslizamento da noite desta quinta (19) aconteceu próximo ao mesmo trecho onde, em novembro do ano passado, um desmoronamento de parte da encosta sobre a pista soterrou veículos e deixou dois mortos e seis feridos.
Desta vez, nenhum veículo foi atingido, mas bloqueios de segurança foram feitos em ambos os lados da rodovia, na altura do km 633 sentido PR-SC, em São José dos Pinhais (PR), e do km 2 da BR-101 no sentido SC-PR, município de Garuva (SC).
Segundo a Arteris Litoral Sul, a decisão da liberação foi tomada com a avaliação e confirmação da concessionária de que o trecho possui condições estruturais favoráveis para a passagem segura de veículos.
O tráfego está sendo conduzido pelas equipes e viaturas operacionais da PRF com apoio da Arteris Litoral Sul. O local foi limpo e sinalizado para a orientação de motoristas. O tráfego segue lento por conta do grande volume de veículos que se desloca do Paraná para o litoral de Santa Catarina.
A concessionária informa que seguirá acompanhando o volume das chuvas na região e, caso seja necessário, decidirá junto com a PRF sobre bloqueios emergenciais, conforme previamente estabelecido no plano de monitoramento da BR-376.
Enquanto isso, na BR-277
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) retirou nesta quinta-feira (19) o guindaste que estava sendo utilizado nas obras de recuperação da encosta da BR-277, no km 41, litoral do Paraná, e liberou uma faixa extra da rodovia na manhã desta sexta (20) para melhorar o tráfego de veículos de quem se desloca às praias paranaenses neste final de semana.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná