Recém concedido pelo Governo Federal à iniciativa privada, o Aeroporto Internacional Afonso Pena (PR) obteve a maior média do indicador de satisfação geral de passageiros entre os aeroportos do país que movimentam entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano. A nota conferida por usuários ao terminal paranaense foi de 4,66, em uma escala que vai de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom).
Administrado pela Infraero até a última semana, quando foi assinado o contrato de concessão com a CCR Aeroportos, o terminal já tinha sido o mais bem colocado em sua categoria no 1º trimestre de 2020, quando ocorreu o último levantamento antes da crise da covid-19, e agora repetiu o feito em levantamento realizado no 3º trimestre de 2021. Na mesma categoria, os aeroportos de Fortaleza (CE) e de Porto Alegre (RS) tiveram a segunda e a terceira melhores avaliações.
Os dados constam na mais recente edição da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Na região Sul, destaque também para o Aeroporto de Florianópolis (SC), com a maior nota atribuída aos usuários entre todos os 20 aeroportos analisados: 4,69, ficando em primeiro lugar na categoria de até 5 milhões de passageiros. Com movimento acima de 10 milhões de passageiros/ano, a melhor avaliação (4,50) foi do Aeroporto de Confins (MG).
Apesar de a pesquisa de satisfação ser trimestral, os questionários não puderam ser aplicados em julho deste ano, devido à pandemia. Assim, 12.978 passageiros foram entrevistados nos meses de agosto e setembro durante a realização da edição mais recente da pesquisa. Ao todo, 92% dos entrevistados considerados bons ou muito bons os 20 aeroportos que tiveram analisados suas estruturas, serviços e processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, entre outros itens.