Agências do Sine de todo o Paraná formalizaram quase 10 mil empregos no mês de maio
| Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

As agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Paraná intermediaram a contratação de quase 10 mil trabalhadores no último mês de maio. O número faz parte de um balanço divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), pasta que administra o Sine no Paraná.

No mês passado foram formalizados 9.993 empregos no estado por meio da Rede Sine. O número é maior do que o registrado no mês de abril, quando a rede colaborou na criação de 9.330 postos de trabalho, e no mesmo mês do ano passado, quando houve a formalização de 8.881 empregos. O acumulado de empregos no Paraná entre janeiro e maio de 2022, segundo a Sejuf, chega a 49,5 mil.

As cidades que mais contrataram pelo Sine, apontou a secretaria, foram Pato Branco, Toledo, Cascavel, Umuarama, Francisco Beltrão e Curitiba. Para a chefe do Departamento de Trabalho da Sejuf, Suelen Glinski, o Paraná vem mantendo uma posição de destaque entre os estados brasileiros quanto à geração de empregos.

“No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, a rede Sine do Paraná foi responsável por 29.041 encaminhamentos de emprego, enquanto o segundo colocado do ranking nacional foi o Ceará, com 10.818 encaminhamentos. Em abril e maio o Paraná também se manteve na liderança do ranking”, destacou Suelen.