Ao todo, 27 voos foram afetados pela falha do sistema de iluminação no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Ao todo, 27 voos foram afetados pela falha do sistema de iluminação no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

O sistema de luzes de balizamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi consertado nesta quinta-feira (12). O equipamento estava sem funcionar desde a última terça-feira (10), o que acabou afetando 27 voos no terminal.

As luzes de balizamento servem de orientação para que os pilotos das aeronaves se orientem durante os procedimentos de pousos e decolagens, principalmente à noite. Por ser um equipamento de segurança, a falha no funcionamento do sistema afetou as operações noturnas no aeroporto.

A CCR Aeroportos, concessionária do terminal, explicou que um cabo das luzes de balizamento foi rompido na manhã de terça-feira. Esse rompimento levou a uma falha sistêmica, o que demandou a manutenção de diversos equipamentos. A empresa confirmou que os voos noturnos poderão ser retomados já nesta quinta-feira. Em nota, a operadora lamentou o ocorrido e reforçou “o compromisso com a segurança das operações e das pessoas”.