Barreiras sanitárias para filtrar o acesso às cidades do Litoral do Paraná começaram a funcionar nesta quarta-feira (2), véspera do feriado de Corpus Christi - no trajeto a Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná. A intenção da medida, que passa a ser adotada na manhã de quinta-feira também no caminho para Matinhos, Morretes e Antonina, é impedir a entrada de turistas nos municípios. Só passam pelo bloqueio as pessoas que estejam a serviço ou que morem na região.
No dia 27 de maio, a Justiça Federal do Paraná deu aval a barreiras sanitárias instaladas pelas prefeituras dos municípios do Litoral, que impedem o acesso de visitantes. O juiz federal substituto Guilherme Roman Borges, da 1ª Vara de Paranaguá, definiu que as barreiras podem ser mantidas “em três dias da semana (sexta-feira, sábado e domingo), bem como em eventuais feriados”, enquanto durarem os decretos com medidas restritivas para enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Há barreiras sanitárias no caminho para Paranaguá (BR-277, entre quilômetros 11 e 12), Guaratuba (PR-412, no posto policial e no quilômetro 39), Pontal do Paraná (PR-407, quilômetro 16) e Morretes e Antonina (Estrada da Graciosa, quilômetro 7 e na PR-408, quilômetro 9).