Se chegarem mais 500 mil doses, Paraná espera vacinar todos os idosos ainda em abril
Expectativa do secretário de Saúde, Beto Preto, é que 11 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 sejam distribuídas para todo o Brasil até o fim de abril.| Foto: Divulgação / SESA

A Secretaria Estadual de Saúde projeta vacinar todos os idosos do Paraná contra a Covid-19 até o fim de abril. A estimativa foi feita pelo secretário Beto Preto no domingo (18), durante um mutirão de vacinação em Ponta Grossa. Para tanto, é preciso que mais de meio milhão de doses da vacina cheguem ao estado nas próximas semanas.

Em entrevista à RPC, Beto Preto disse que está em contato direto com o Ministério da Saúde, e que ainda neste mês mais de 11 milhões de doses do imunizante devem ser distribuídas em todo o Brasil. “Confiamos que o Ministério da Saúde entregue quantidades maiores nas próximas semanas. Em torno de 550 mil [doses da vacina contra a Covid-19] vão vir para o Paraná. Isso vai ampliar nossa vacinação. A nossa vontade é que até o dia 30 de abril possamos chegar, pelo menos na primeira dose, se não a 100%, à grande maioria dos idosos”, disse, em entrevista à RPC.

O secretário também avaliou a capacidade do estado aplicar os imunizantes. “Temos 1.850 salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde do Paraná. Se nós temos tantos locais para vacinar, tantas equipes completamente focadas, nós temos capacidade para vacinar entre 150 mil e 200 mil pessoas por dia. Seria algo fantástico nesse momento para o enfrentamento da pandemia. Faltam as vacinas”, apontou.