Um drone utilizado pela Copel em trabalhos de inspeção da rede elétrica foi derrubado a tiros em uma área próxima à Estrada da Graciosa, em Campina Grande do Sul, nesta sexta-feira (18). Os técnicos da companhia que operavam o equipamento registraram o caso na Polícia Militar e prestaram as informações necessárias às investigações.
O drone abatido tinha um plano de voo previamente autorizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DCEA, do Ministério da Defesa. Segundo a companhia, o equipamento estava regularizado junto ao órgão.
Os drones são utilizados pela Copel em trabalhos de inspeção na rede de distribuição de energia elétrica. Em locais de difícil acesso, os equipamentos trazem agilidade e segurança às equipes técnicas da empresa. Segundo informações da companhia, o uso de drones, em algumas situações, diminui o tempo total de vistoria de 10 para 3 dias.
A Copel informa que utiliza equipamentos na cor laranja e com a marca da empresa, e que se um consumidor vir um drone com essas características sobrevoando sua propriedade é porque a empresa está fazendo uma verificação de rotina. Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800-51-00-116.