Golpe consiste no envio de intimação falsa relacionada a dívida.| Foto: Reprodução/Anoreg
Ouça este conteúdo

Um novo golpe, que usa dados pessoais reais e usa o brasão da República, tem preocupado os Cartórios do Paraná. Desta vez, intimações de protesto de supostas dívidas são enviadas por fraudadores que se passam por Cartórios Nacionais de Brasília, usando uma nomenclatura que parece autêntica, mas que não existe, o de “Serviço Notarial de Títulos e Protesto”.

NOTÍCIAS do Paraná direto no seu WhatsApp

Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Paraná, a fraude já prejudicou milhares de pessoas, que pagaram as supostas dívidas a um cartório falso. “As intimações forjadas contam ainda com um DDD de contato de Brasília, referência a uma lei de Minas Gerais e selo de autenticidade do Estado de Goiás”, alerta o instituto. Duvide quando houver a exigência de pagamento imediato, visto que, por lei, os devedores têm até três dias úteis para pagar o valor devido, após a intimação do Cartório.

Publicidade

Em caso de recebimento de intimação, seja por meio postal, seja eletrônico, verifique a veracidade da notificação: acesse o site oficial e consulte, de forma gratuita, pelo número do CPF ou CNPJ, ou telefone para o cartório.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]