Imigrantes estavam em navio cargueiro.
Segundo a polícia, os oito homens estavam escondidos em um navio cargueiro que chegou no Porto de Paranaguá.| Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná resultou na autuação de oito homens, todos imigrantes, que tentavam entrar sem documentos no Brasil. O caso foi registrado segunda-feira (13) no Porto de Paranaguá, litoral paranaense. O grupo estava escondido em um navio cargueiro e disse à polícia que entrou escondido no navio no de porto Abidjã, na Costa do Marfim, país de origem dos imigrantes.

Segundo as forças de segurança, após registro da ocorrência, todos ficaram sob responsabilidade da agência marítima que é representante do navio. Entre as alternativas possíveis para o caso, eles podem ingressar com processo de repatriação ou podem pedir refúgio no Brasil.

A localização dos imigrantes no navio cargueiro faz parte de uma atuação conjunta que integra a Operação Albatroz, envolvendo os Guardiões das Fronteiras do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). O objetivo é coibir a criminalidade transnacional na costa marítima brasileira a partir da ação integrada entre forças policiais e instituições de fiscalização e controle.