A indústria automotiva foi a grande responsável (novamente) por colocar o Paraná em destaque no segmento. Ela tem alavancado os números daqui e colocou o Paraná mais uma vez na liderança da produção industrial no Brasil no acumulado deste ano, segundo números referentes a agosto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta segunda-feira (8).
De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, o Paraná teve alta de 6,5% na sua produção de janeiro a agosto, comparado ao mesmo período do ano anterior. O segundo colocado no ranking, Rio Grande do Sul, teve alta de 4,9%. O peso da indústria de automóveis nessa conta foi quase o dobro da alimentícia, por exemplo.
Embora o estado destoe de uma realidade preocupante do Brasil, em que o setor industrial patina, não significa que estamos livres de preocupações. É que a crise na Argentina, principal comprador de veículos brasileiros, e uma desaceleração no consumo interno apontada pelos produtores do setor podem fazer os números serem menos expressivos nos próximos meses.