A Prefeitura de Londrina confirmou, nesta terça-feira (25), que vai ofertar transporte coletivo gratuito no próximo domingo (30), segundo turno das Eleições 2022. O anúncio se deu após Curitiba, Araucária e Maringá também terem confirmado a gratuidade no transporte coletivo no dia da votação.
De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), a medida deve ajudar os eleitores desempregados ou de baixa renda para que possam exercer o direito de voto. “Boa parte do eleitorado ainda sofre os efeitos da crise provocada pela pandemia. Numa família com dois eleitores, por exemplo, morando longe do seu local de votação, o gasto seria de, pelo menos, 16 reais com transporte. Dinheiro que muitos não teriam”, disse o prefeito.
De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a gratuidade valerá para todo o domingo, para todos os passageiros, começando às 0h e seguindo até às 23h59. As linhas irão operar com tabelas especiais, contando com um número maior de horários para atender a demanda de usuários. Durante o dia, os fiscais da companhia e das concessionárias estarão nos terminais de integração para monitorar a circulação dos ônibus.